quinta-feira, 14 de julho de 2016

Após os atentados em Dallas, policiais prendem pessoas devido a críticas no Facebook e no Twitter.

Por Naomi LeChance

Tradução por Lucas Novaes

Quatro homens em Detroit foram presos na última semana devido a postagens na mídia social categorizadas como ameaçadoras pelo chefe de polícia. Um tweet que resultou em prisão dizia que Micah Johnson, o homem que atirou nos oficiais da polícia em Dallas na última semana, era um herói.
"Eu sei que essa é uma questão nova, mas eu quero que essas pessoas sejam acusadas de crimes,", disse o chefe da polícia James Craig. "Eu direcionei meus oficiais à prepararem mandados para esses quatro indivíduos, e nós veremos qual instância é a melhor para prosseguir os processos", ele acrescentou.
Quatro oficiais da polícia foram mortos nos tiroteios em Dallas, constituindo o maior número de casualidades policiais em um ataque desde o 11 de Setembro. E como resultado disso, agentes da lei por toda parte estão mais sensíveis a ameaças contra suas vidas.
Mas um resultado desse comportamento por parte dos policiais foi que diversos departamentos de polícia em todo o país prenderam indivíduos por postagens em contas nas mídias sociais, geralmente vindos de cidadãos - o que resultou em preocupações entre os defensores da liberdade de expressão.
"Prender pessoas por discursos é algo no qual devemos tomar muito cuidado," Bruce Schneier; tecnólogo de segurança do Centro para Internet & Sociedade Klein Center na Universidade de Harvard, disse The Intercept (publicação on-line estadunidense).
No último final de semana em Connecticut, a polícia prendeu Kurt Vanzuuk após comentários do mesmo no Facebook que exaltavam Johnson como um herói e pediam morte aos policiais. Ele foi processado por incitar injúria à pessoas ou propriedade.
Uma mulher de Illinois, Jenesis Reynolds, foi presa por escrever em um post no Facebook que ela atiraria em um oficial que a abordasse de maneira agressiva. "Eu não me importaria em atirar em um policial por uma parada simples no tráfico porque eles não se importam em fazer o mesmo comigo," ela escreveu, de acordo com a investigação policial. Ela foi processada por conduta desordeira.
Em Nova Jersey, Rolando Medina foi preso e processado por assédio virtual. Ele supostamente teria postado em uma rede social não identificada que ele iria destruir a sede da polícia local. Em Louisiana, Kemote Gilmore foi preso por um vídeo online em que ele supostamente teria ameaçado um oficial da polícia. Ele foi processado por intimidação pública.
"Certamente, postar aquele tipo de conteúdo em mídias sociais é um pensamento ruim," disse Larry Dublim, professor da Universidade de Detroit, ao Detroit News. "Mas ter um pensamento ruim não é necessariamente um crime"
O policiamento de ameaças online não é uma questão nova. A Suprema Corte americana marcou um precedente no ano passado quando ordenou que promotores procurando comunicar ameaças necessitam provar tanto que que pessoas racionais enxergariam as afirmações como ameaça como que o objetivo era de ameaçar. O caso "Elonis v. Estados Unidos" lidou com um homem que postou letras violentas de rap sobre sua distante esposa; a corte reverteu sua condenação.
"Após o incidente em Dallas, ameaças parecem ser mais ameaçadores aos oficiais da polícia espalhados pelo país," disse Daniel Medwed, professor de direito da Universidade do Nordeste. "Nós estamos vendo mais prisões agora porque a polícia irá interpretar que eles possuem um motivo provável para realizar a prisão," ele disse. "Mas isso não significa que isso irá resultar em condenações," adicionou.
Schneier pediu que a aplicação da lei seja cautelosa. "Isso é complicado," ele disse. "Nós não sabemos como fazer isso - nós estamos fazendo isso muito mal e precisamos melhorar"
Mas ele disse que isso era um sinal dos tempos. Atualmente, quase todas as comunicações são gravadas de alguma forma. "Esse novo mundo onde coisas não são esquecidas será diferente," Schneier disse. "E você está presenciando uma manifestação disso em comentários casuais que estão resultando em prisão."

Texto original em inglês:

https://theintercept.com/2016/07/12/after-dallas-shootings-police-arrest-people-for-criticizing-cops-on-facebook-and-twitter/

Um comentário: