sexta-feira, 16 de novembro de 2018

Sionismo e Terceiro Reich (por Mark Weber - texto traduzido do inglês para o português)



Foto – Moeda nazi-sionista.
No começo de 1935, um navio de passageiros destinado à Haifa na Palestina deixou o porto alemão de Bremerhaven. A popa dele levava as letras hebraicas para seu nome, “Tel Aviv”, enquanto que um estandarte da suástica flutuava do mastro. E embora o navio era de propriedade sionista, seu capitão era um membro do Partido Nacional Socialista. Muitos anos mais tarde um viajante a bordo do navio recordou a combinação simbólica como um “absurdo metafísico1”. Absurdo ou não, isto é apenas uma vinheta de um capítulo pouco conhecido da história. A ampla colaboração entre o Sionismo e o Terceiro Reich de Hitler.

Metas em comum
Ao longo dos anos, pessoas em muitos países diferentes engalfinharam-se com a “Questão Judaica”: o que é, qual é o papel apropriado dos judeus em uma sociedade não judaica? Durante os anos 1930, os sionistas judeus e os nacional-socialistas alemães compartilharam visões similares em como lidar com essa questão complicada. Eles concordavam que os judeus e os alemães eram nacionalistas distintamente diferentes, e que os judeus não pertenciam à Alemanha. Os judeus vivendo no Reich deveriam ser, portanto, considerados como “Alemães de fé judaica”, mas como membros de uma comunidade nacional em separado. O sionismo (nacionalismo judaico) também implica uma obrigação dos judeus sionistas de reassentarem-se na Palestina, “a terra pátria judaica”. Eles dificilmente poderiam se considerar sionistas sinceros e ao mesmo tempo reivindicar direitos iguais na Alemanha ou qualquer outra nação “estrangeira”.
Theodor Herzl (1860-1904), o fundador do sionismo moderno, sustentou que o antissemitismo não é uma aberração, mas uma reposta natural e compreensível pelos não judeus para alienar as atitudes e o comportamento judaicos. A única solução, ele argumentou, é para os judeus reconhecerem a realidade e viverem em um estado próprio em separado. “A questão judaica existe onde quer que os judeus habitem em números perceptíveis”, ele escreveu em seu trabalho mais influente, o Estado Judaico. “Onde não existe, ela é trazida por judeus vindouros... Eu acredito que entendo o antissemitismo, que é um fenômeno muito complexo. Eu considero esse desenvolvimento como um judeu, sem ódio ou temor”. A questão judaica, ele sustentou, não é social ou religiosa. “É uma questão nacional. Para resolvê-la nós devemos, acima de tudo, faze-la um assunto de política internacional...” Independentemente de sua cidadania, Herzl insistiu, os judeus não constituem meramente uma comunidade religiosa, mas uma nacionalidade, um povo, um Volk2. O sionismo, escreveu Herzl, ofereceu ao mundo a bem-vinda “solução final à questão judaica3”.
Seis meses após Hitler chegar ao poder, a Federação Sionista da Alemanha (de longe o maior grupo sionista da Alemanha) enviou um memorando detalhado ao novo governo que revisou as relações germano-judaicas e formalmente ofereceu apoio sionista em “resolver” a vexatória “questão judaica”. O primeiro passado, ela sugeriu, tinha que ser um franco reconhecimento de diferenças nacionais fundamentais4.
“O sionismo não tem ilusões sobre a dificuldade da condição judaica, que consiste acima de tudo em um padrão de ocupação anormal e na falha de uma postura intelectual e moral não enraizada em uma tradição própria. O sionismo reconheceu décadas atrás que como resultado da tendência de assimilação, sintomas de deterioração estavam fadados a aparecer...
O sionismo acredita que um nascimento da vida nacional de um povo, que está agora acontecendo na Alemanha através da ênfase em seu caráter cristão e nacional, também precisa acontecer no grupo nacional judaico. Para o povo judeu, também, origem nacional, religião, destino comum e um senso de sua singularidade deve ser de importância decisiva na formação de sua existência. Isto significado que o individualismo egoísta da era liberal deve ser superado e substituído com um senso de comunidade e responsabilidade coletiva...
Nós acreditamos que é precisamente a nova [Nacional Socialista] Alemanha que pode, através de ousada resolutividade no manuseio da questão judaica, tomar um passo decisivo para superar um problema que, em realidade, terá de ser tratado pela maioria dos povos europeus...
Nosso reconhecimento da nacionalidade judaica proporciona um relacionamento claro ao povo alemão e suas realidades nacional e racial. Precisamente porque nós não queremos falsificar estes fundamentos, porque nós também somos contra casamento misto e somos pela manutenção da pureza do grupo judaico e rejeitamos quaisquer transgressores no domínio cultural, nós – tendo sido educados na língua germânica e cultura germânica – podemos demonstrar um interesse nos trabalhos e valores da cultura germânica com admiração e simpatia interna...
Por seus objetivos práticos, o sionismo almeja ser capaz de conquistar a colaboração até mesmo de um governo fundamentalmente hostil aos judeus, porque no tratamento da Questão Judaica não estão envolvidos sentimentos, mas um problema real cuja solução interessa a todas as pessoas e no presente momento especial ao povo alemão...
Propaganda de boicote – tal como está acontecendo no presente momento levada adiante contra a Alemanha de muitas formas – é em essência não-sionista, porque o sionismo não quer enfrentar mas convencer e construir...
Nós não estamos cegos para o fato de que a questão judaica existe e irá continuar a existir. Da situação anormal dos judeus para eles resultam em desvantagens severas, mas também condições escassamente toleráveis para outros povos”.
O jornal da Federação, o Jüdische Rundschau (“Revista Judaica”), proclamou a mesma mensagem: “O sionismo reconhece a existência de um problema judaica e desejos para uma solução de longo alcance e construtiva. Para esse propósito o sionismo deseja obter a assistência de todos os povos, quer sejam eles pró ou anti-judaicos, porque, nessa visão, nós estamos lidando com um problema concreto e não sentimental, a solução da qual todos os povos estão interessados5”. Um jovem rabino berlinense, Joachim Prinz, que posteriormente se estabeleceu nos Estados Unidos e se tornou chefe do Congresso Americano Judaico, escreveu em seu livro de 1934, Wir Juden (“Nós Judeus”), que a Revolução Nacional Socialista na Alemanha significa “Comunidade judaica para os judeus”. Ele explicou: “Nenhum subterfúgio pode nos salvar agora. No lugar da assimilação nós desejamos um novo conceito: reconhecimento da nação judaica e raça judaica6”.
Colaboração ativa
Nessa base de ideologias similares sobre pertencimento étnico e nacional, Nacional-Socialistas e sionistas trabalharam juntos pelo que cada grupo acreditou ser de seu próprio interesse nacional. Com resultado, o governo hitlerista vigorosamente apoiou o sionismo e a emigração judaica para a Palestina de 1933 até 1940-1941, quando a Segunda Guerra Mundial impediu colaboração extensiva.
Mesmo quando o Terceiro Reich se tornou cada vez mais entrincheirado, muitos judeus alemães, provavelmente a maioria, continuou a se considerarem, por vezes com orgulho considerável, como alemães em primeiro lugar. Poucos eram entusiásticos sobre puxar as raízes para começar uma vida nova em uma Palestina distante. Não obstante, mais e mais judeus alemães se voltaram para o sionismo durante esse período. Até o fim de 1938, o movimento sionista floresceu na Alemanha sob Hitler. A circulação do quinzenário da Federação Sionista Jüdische Rundschau cresceu enormente. Inúmeros livros sionistas foram publicados. “O trabalho sionista estava em seu pleno andamento” na Alemanha durante estes anos, a Encyclopaedia Judaica nota. Uma convenção sionista realizada em Berlim em 1936 refletiu “em sua composição a vigorosa vida festiva dos sionistas alemães7”.
A SS era particularmente entusiástica em seu apoio ao sionismo. Um documento de posição da SS de junho de 1934 urgiu apoio ativo e de ampla escala para o sionismo da parte do governo e do Partido como a melhor forma de encorajar a emigração dos judeus alemães para a Palestina. Isso exigiria uma crescente autoconsciência judaica. Escolas judaicas, ligas esportivas judaicas, organizações culturais judaicas – em resumo, tudo que poderia estimular esta nova percepção e autoconsciência – deveria ser promovido, o papel recomendou8.
O oficial da SS Leopold von Mildenstein e o oficial da Federação Sionista Kurt Tuchlter visitaram a Palestina juntos por seis meses para avaliar o desenvolvimento sionista lá. Baseado nessas observações de primeira mão, von Mildenstein escreveu uma série de doze artigos ilustrados para o importante jornal berlinense Der Angriff que apareceu no fim de 1934 com o título “Um nazista viaja pela Palestina”. A série expressou grande admiração pelo espírito pioneiro e os êxitos dos colonos judeus. O autodesenvolvimento sionista, von Mildenstein escreveu, produziu um novo tipo de judeu. Ele elogiou o sionismo como um grande benefício tanto para o povo judeu quanto para todo o mundo. Um lar nacional judaico na Palestina, ele escreveu em seu artigo final, “apontou o caminho para curar uma ferida secular no corpo do mundo: a questão judaica”. Der Angriff publicou uma medalha especial, com uma suástica em um lado e uma Estrela de David em outro, para comemorar a visita conjunta sionista-SS. Poucos meses depois os artigos apareceram, von Mildenstein foi promovido para a chefia do departamento de assuntos judaicos do serviço de segurança da SS com a intenção de apoiar a migração e o desenvolvimento sionista mais efetivamente9.
O jornal oficial da SS, Das Schwarze Korps, proclamou seu apoio ao sionismo em um editorial de primeira página de maio de 1935: “Pode não estar muito longe o tempo aonde a Palestina irá novamente ser capaz de receber seus filhos que foram perdidos há mais de mil anos. Nossos bons votos, junto com boa vontade oficial, vá com eles10”. Quatro meses depois, um artigo similar apareceu no periódico da SS11:
“O reconhecimento dos judeus como uma comunidade racial baseada no sangue e não na religião conduz o governo alemão a garantir sem reserva a separação racial dessa comunidade. O governo se encontra em acordo completo com o grande movimento espiritual dentro dos judeus, o chamado sionismo, com seu reconhecimento da solidariedade dos judeus ao redor do mundo e sua rejeição de todas as noções de assimilação. Nessa base, a Alemanha leva a cabo medidas que irão certamente exercer um papel significativo no futuro na condução do problema judaico ao redor do mundo”.
Uma importante linha de navegação alemã iniciou um serviço direto de linha de passageiros de Hamburgo a Haifa, Palestina, em outubro de 1933 provendo “comida estritamente košer em seus navios, sob a supervisão do rabinato de Hamburgo12”.
Com apoio oficial, os sionistas trabalharam incansavelmente para “reeducar” os judeus da Alemanha. Como o historiador americano Francis Nicosia expressou em sua pesquisa de 1985, O Terceiro Reich e a Questão Palestina: “Os sionistas foram encorajados a levar sua mensagem à comunidade judaica, para coletar dinheiro, para mostrar filmes sobre a Palestina e de modo geral educar os judeus alemães sobre a Palestina. Houve pressão considerável para instruir aos judeus na Alemanha para pararem de se identificarem como alemães e para despertar uma identidade nacional judaica neles13”.
Em uma entrevista após a guerra, o antigo chefe da Federação Sionista da Alemanha, Doutor Hans Friedenthal, resumiu a situação: “A Gestapo fez de tudo nesses dias para promover a imigração, particularmente para a Palestina. Nós às vezes recebemos seu apoio quando nós requeremos algo de outras autoridades a respeito de preparações para emigração14”.
No Congresso do Partido Nacional Socialista de setembro de 1935, o Reichstag adotou as chamadas “leis de Nuremberg” que proibiram casamentos e relações sexuais entre judeus e alemães e, na realidade, proclamaram os judeus uma minoria nacional alienígena. Alguns dias depois o sionista Jüdische Rundschau editorialmente deu boas vindas às novas medidas15.
“A Alemanha... Está atendendo às demandas do Congresso Sionista Mundial quando ele declarou os judeus que agora vivem na Alemanha como sendo uma minoria nacional. Uma vez que os judeus foram rotulados como uma minoria nacional é novamente possível estabelecer relações normais entre a nação germânica e os judeus. As novas terras dão à minoria judaica na Alemanha sua própria vida cultural, sua própria vida nacional. No futuro, será capaz de dar forma à suas próprias escolas, seu próprio teatro, e suas próprias associações esportivas. Em resumo, pode criar seu próprio futuro em todos os aspectos da vida nacional...” 
A Alemanha deu à minoria judaica a oportunidade de viver por si mesma, e está oferecendo proteção estatal para esta vida em separado da minoria judaica: o processo de crescimento da comunidade judaica irá desse modo ser encorajado e uma contribuição será feita ao estabelecimento de relações mais toleráveis entre as duas nações.
Georg Kareski, o chefe tanto da “Revisionista” Organização Estatal Sionista quanto da Liga Cultural Judaica, e antigo chefe da Comunidade Judaica berlinense, declarou em uma entrevista ao jornal berlinense Der Angriff no fim de 193516:
“Por muitos anos eu considerei a completa separação dos assuntos culturais dos dois povos [judeus e alemães] como uma pré-condição para viverem juntos sem conflito... Por muito tempo eu apoio tal separação, desde que esteja fundada no respeito à nacionalidade alienígena. As leis de Nuremberg... parecem-me, a despeito de suas provisões legais, para confirmar completamente com este desejo para uma vida separada baseada no respeito mútuo... Esta interrupção do processo de dissolução em muitas comunidades judaicas, que tem sido promovido através de casamentos mistos é, portanto, de um ponto de vista judaico, completamente bem vindo”.
Líderes sionistas em outros países ecoaram estas visões. Stephen S. Wise, presidente do Congresso Judaico Americano e do Congresso Mundial Judaico, disse em um comício em Nova York em junho de 1938: “eu não sou um cidadão americano de fé judaica, eu sou um judeu... Hitler estava certo em uma coisa. Ele chama o povo judeu de raça e nós somos uma raça17”.
O especialista em assuntos judaicos do Ministério do Interior, Doutor Bernhard Lösener, expressou apoio ao sionismo em um artigo que apareceu na edição de novembro de 1935 do Reichsverwaltungsblatt oficial18:
“Se os judeus já tivessem seu próprio Estado no qual a maioria deles estavam assentados, então a questão judaica poderia ser considerada como completamente resolvida hoje, também para os próprios judeus. A menor quantidade de oposição às ideias subjacentes às leis de Nuremberg foi mostrada pelos sionistas, porque eles percebem imediatamente que essas leis representam a única solução correta também para o povo judeu. Para cada nação deve ter seu próprio Estado como a expressão externa de sua nacionalidade particular”.
Em cooperação com as autoridades alemãs, grupos sionistas organizaram uma rede de cerca de quarenta campos e centros agrícolas através da Alemanha onde possíveis colonos eram treinados para suas novas vidas na Palestina. Embora as leis de Nuremberg proibissem os judeus de ostentarem a bandeira germânica, aos judeus era garantido o direito de ostentar a bandeira nacional azul e branca judaica. A bandeira que um dia seria adotada por Israel foi arvorada nos campos e centros sionistas na Alemanha hitlerista19.
O serviço de segurança de Himmler cooperou com o Haganah, a organização sionista militar clandestina na Palestina. A agência SS pagou ao oficial do Haganah Feivel Polkes para informação sobre a situação na Alemanha e por ajuda no direcionamento da emigração judaica para aquele país. Enquanto isso, o Haganah foi mantido bem informado sobre os planos alemães por um espião que eles conseguiram plantar nos quarteis generais de Berlin da SS20. A colaboração entre SS e Haganah incluiu até mesmo entregas secretas de armas alemãs a colonos judeus para uso em escaramuças com árabes palestinos21.
Na sequência da explosão de violência e destruição da “Kristallnacht” (noite dos cristais) de novembro de 1938, a SS rapidamente ajudou a organização sionista a recuperar-se e a continuar seu trabalho na Alemanha, embora agora sob supervisão mais restringida22.
Ressalvas oficiais
O apoio alemão ao sionismo não foi ilimitado. O governo e oficiais do partido estavam bem atentados da campanha contínua de poderosas comunidades judaicas nos Estados Unidos, Inglaterra e outros países para mobilizar “seus” governos e concidadãos contra a Alemanha. Enquanto a comunidade judaica internacional permaneceu implacavelmente hostil à Alemanha Nacional Socialista, e enquanto a grande maioria dos judeus ao redor do mundo mostrou pouco afã para reassentarem-se na “terra prometida” sionista, um Estado judaico soberano na Palestina não seria realmente “solucionada” a questão judaica internacional. Em vez disso, oficiais alemães argumentaram, isso poderia fortalecer enormemente esta perigosa campanha anti-alemã. O apoio germânico ao sionismo foi por isso limitado ao apoio para uma pátria nacional judaica na Palestina sob controle britânico, não um Estado judaico soberano23.
Um Estado judaico na Palestina, o Ministro das Relações Exteriores informou aos diplomatas em junho de 1937, não estaria no interesse da Alemanha não porque seria incapaz de absorver todos os judeus ao redor do globo, mas serviria apenas como uma base de poder adicional para a comunidade judaica internacional, da mesma maneira que Moscou serviu como uma base para o comunismo internacional24. Refletindo uma espécie de mudança na política oficial, a imprensa alemã expressou uma simpatia muito grande em 1937 à resistência árabe palestina às ambições sionistas, em um momento onde a tensão e conflito entre judeus árabes na Palestina estava crescendo drasticamente25.
Um boletim circular do Ministério das Relações Exteriores de 22 de junho de 1937 advertiu que a despeito do apoio aos assentamentos judaicos na Palestina, “seria, no entanto, um erro presumir que a Alemanha apoia a formação de uma estrutura de Estado na Palestina sob alguma forma de controle judaico. Em vista da agitação anti-germânica da comunidade judaica internacional, a Alemanha não pode concordar que a formação de um Estado judaico palestino poderia ajudar no desenvolvimento pacífico das nações do mundo26”. “A proclamação de um Estado judaica ou uma Palestina administrada por judeus”, alertou um memorando interno pela seção dos assuntos judaicos da SS, “poderia criar um novo inimigo para a Alemanha, um que poderia ter uma influência profunda nos desdobramentos do Oriente Médio”. Outra agência da SS previu que um Estado judaico “poderia trabalhar para trazer proteção especial de minoria aos judeus em cada país, assim sendo dando proteção legal à atividade exploradora da comunidade judaica mundial27”. Em janeiro de 1939, o novo ministro dos assuntos estrangeiros, Joachim von Ribbentrop, igualmente alertou em outro boletim circular que “A Alemanha deveria considerar a formação de um Estado judaico como perigosa” porque “poderia acarretar um aumento internacional no poder para a comunidade judaica internacional28”.
O próprio Hitler em pessoa revisou toda essa questão no começo de 1938, e a despeito de seu ceticismo de longa data das ambições e inquietações sionistas que suas políticas poderiam contribuir para a formação de um Estado judaico, decidiu apoiar a migração judaica para a Palestina ainda mais vigorosamente. A expectativa de livrar a Alemanha de seus judeus, ele concluiu, prevaleceria sobre os possíveis perigos29.
Enquanto isso, o governo britânico impôs restrições ainda mais drásticas na imigração judaica a Palestina em 1937, 1938 e 1939. Em resposta, o serviço de segurança da SS firmou uma aliança secreta com a agência sionista clandestina Mossad le-Aliya Bet para traficar judeus ilegalmente para a Palestina. Como resultado dessa colaboração intensiva, vários comboios de navios conseguiram chegar à Palestina passando por canhoneiras britânicas. A migração judaica, tanto legal quanto ilegal, da Alemanha (incluindo Áustria) para a Palestina aumentou dramaticamente em 1938 e 1939. Outros 10.000 judeus estavam programados para partir em outubro de 1939, mas o estalar da guerra em setembro colocou um fim ao esforço. Contudo, as autoridades alemãs continuaram a promover emigração judaica indireta para a Palestina em 1941 e 194130. Mesmo em março de 1942, ao menos um campo de treinamento “kibutz” sionista oficialmente autorizado para potenciais emigrantes continuou a operar na Alemanha hitlerista31.
O acordo de transferência
A peça central da cooperação germano-sionista durante a era Hitler foi o acordo de transferência, um pacto que permitiu dezenas de milhares de judeus alemães migrarem à Palestina com sua riqueza. O acordo, também conhecido como Ha’avara (Hebraico para “transferência”) foi concluído em agosto de 1933 após conversações entre oficiais alemães e Chaim Arlosoroff, secretário político da Agência Judaica, o centro palestino da Organização Mundial Sionista32.
Através desse arranjo incomum, cada judeu vinculado à Palestina depositava dinheiro em uma conta especial na Alemanha. O dinheiro foi usado para comprar ferramentas agrícolas feitas na Alemanha, materiais de construção, bombas hidráulicas, fertilizantes, e assim por diante, que foram exportados para a Palestina e lá vendidos por uma companhia Ha’avara de propriedade judaica em Tel Aviv. O dinheiro das vendas foi dado ao emigrante judeu na sua chegada à Palestina em um montante correspondente a seu depósito na Alemanha. Produtos germânicos choveram na Palestina através do Ha’avara, que foi suplementado pouco tempo depois com um acordo de permuta no qual laranjas palestinas foram trocadas por madeira, automóveis, maquinário agrícola e outros produtos alemães. O Acordo assim serviu à meta sionista de trazer colonos judeus e capital de desenvolvimento à Palestina, enquanto simultaneamente serviu à meta germânica de libertar o país de um grupo alienígena indesejável.
Delegados no Congresso Sionista de 1933 em Praga vigorosamente debateram os méritos do acordo. Alguns temiam que o pacto pudesse minar o boicote econômico internacional judaico contra a Alemanha. Mas os oficiais sionistas tranquilizaram o Congresso. Sam Cohen, uma figura chave por trás do acordo Ha’avara, enfatizou que o acordo não era economicamente vantajoso à Alemanha. Arthur Ruppin, especialista em emigração da Organização Sionista que ajudou a negociar o pacto, pontuou que “O Acordo de transferência de forma alguma interferiu com o movimento de boicote, uma vez que nenhuma nova moeda irá fluir na Alemanha como resultado do acordo33...” O Congresso Sionista de 1935, reunião na Suíça, esmagadoramente endossou o pacto. Em 1936, a Agência Judaica (o “governo das sombras” sionista na Palestina) assumiu o controle direto do Ha’avara, que permaneceu em vigor até a Segunda Guerra Mundial forçar seu abandono.
Alguns oficiais alemães se opuseram ao arranjo. O cônsul geral da Alemanha em Jerusalém, Walter Döhle, por exemplo, criticou fortemente o acordo várias vezes em 1937. Ele ressaltou que ele custou à Alemanha as divisas que os produtos exportados para a Palestina através do pacto poderiam trazer se fossem vendidos em outro lugar. A venda de monopólio do Ha’avara dos produtos alemães para a Alemanha por meio de uma agência judaica naturalmente lá enfureceu homens de negócios alemães e árabes. O apoio alemão ao sionismo poderia levar a uma perda de mercados alemães no mundo árabe. O governo britânico também se ressentiu do acordo34. Um boletim interno do Ministério das Relações Exteriores da Alemanha de junho de 1937 referiu-se aos “sacrifícios de divisas” que resultou do Ha’avara35.
Um memorando interno de dezembro de 1937 do Ministério do Interior da Alemanha avaliou o impacto do Acordo de Transferência: “Não há dúvida de que o acordo Ha’avara contribuiu mais significantemente para o desenvolvimento muito rápido da Palestina a partir de 1933. O acordo forneceu não apenas a maior fonte de dinheiro (da Alemanha!), mas também o grupo mais inteligente de imigrantes, e finalmente ele trouxe ao país as máquinas e produtos industriais essenciais ao desenvolvimento”. A vantagem principal do pacto, o memorando informou, era a emigração de um grande número de judeus à Palestina, o mais desejado país-alvo no que diz respeito à Alemanha. Mas o papel também notou os importantes inconvenientes apontados pelo cônsul Döhle e outros. O ministro do Interior, continuou, concluiu que as desvantagens no acordo agora prevaleceram sobre as vantagens e que, portanto, deveria ser encerrado36.
Apenas um homem poderia resolver a controvérsia. Hitler pessoalmente reviu a política em julho e setembro de 1937, e novamente em 1938, e cada vez decidiu manter o arranjo Ha’avara. A meta de remover os judeus da Alemanha, ele concluiu, justificava os inconvenientes37.
O ministério da economia do Reich ajudou a organizar outra companhia de transferência, a Agência de Comércio e Investimento Internacional, ou ACII, através da qual judeus em países estrangeiros poderiam ajudar os judeus alemães a emigrarem para a Palestina. Quase $900.000 foram eventualmente canalizados através da ACII para os judeus alemães na Palestina38. Outros países europeus ansiosos para encorajar emigração judaica concluíram acordos com os sionistas inspirados no Ha'avara. Em 1937 a Polônia autorizou a companhia de transferência Halifin (Hebraico para “troca”). No fim do verão de 1939, Tchecoslováquia, Romênia, Hungria e Itália assinaram acordos similares. O estalar da guerra em setembro de 1939, entretanto, impediu a implementação de acordos de larga escala39.
Realizações do Ha'avara
Entre 1933 a 1941, cerca de 600.000 judeus alemães emigraram para a Palestina por meio do Ha’avara e outros arranjos germano-sionistas, ou cerca de 10% da população judaica da Alemanha em 1933 (estes judeus alemães perfaziam cerca de 15% da população judaica da Palestina). Alguns emigrantes do Ha’avara transferiram considerável riqueza pessoal da Alemanha para a Palestina. Como o historiador judaico Edwin Black notou: “muitas dessas pessoas, em especial no fim dos anos 1930, foram permitidos a transferir verdadeiras réplicas de suas casas e fábricas – de fato réplicas brutas de sua própria existência40”.
O montante total transferido da Alemanha para a Palestina por meio do Ha’avara entre agosto de 1933 e o final de 1939 foi 8.1 milhões de libras ou 139,57 milhões de marcos alemães (então equivalente a mais de $40 milhões). Este montante incluiu 33,9 milhões de marcos alemães ($13,8 milhões) fornecidos pelo Reichsbank em conexão com o acordo41.
O historiador Black estimou que $70 milhões adicionais podem ter fluido para a Palestina por meio de acordos comerciais corolários alemães e transações bancárias internacionais especiais. Os fundos germânicos tiveram um impacto grande em um país tão subdesenvolvido como a Palestina era nos anos 1930, ele pontou. Muitas grandes companhias industriais foram construídas com capital da Alemanha, incluindo a Mekorot sistemas hidráulicas e a firma têxtil Lodzia. O influxo de produtos e capital Ha’avara, conclui Black, “produziu uma explosão econômica na Palestina judaica” e foi um “fator indispensável na criação do Estado de Israel42”.
O acordo Ha’avara contribuiu grandemente ao desenvolvimento judaico na Palestina e, portanto, indiretamente, à fundação do Estado israelense. Um boletim circular do Ministério das Relações Exteriores da Alemanha relatou, com certa inquietação, que “a transferência de propriedade judaica fora da Alemanha [por meio do acordo Ha’avara] contribuiu em uma escala não pequena para a fundação do Estado judaico na Palestina43”.
Antigos oficiais da companhia Ha’avara na Palestina confirmaram essa visão em um estudo detalhado do Acordo de Transferência publicado em 1972: “A atividade econômica possibilitada pelo influxo de capital germânico e as transferências do Ha’avara para os setores privado e público foram de grande importância para o desenvolvimento do país. Muitas novas indústrias e companhias comerciais foram estabelecidas na Palestina judaica, e muitas companhias que são muito importantes mesmo hoje na economia do Estado de Israel devem sua existência ao Ha’avara44”. O Doutor Ludwig Pinner, um oficial da companhia Ha’avara nos anos 1930, posteriormente comentou que os imigrantes excepcionalmente competentes do Ha’avara “contribuíram decisivamente” para o desenvolvimento econômico, social, cultural e educacional da comunidade judaica da Palestina45.
O acordo de transferência foi o exemplo de alcance mais longo de cooperação entre a Alemanha hitlerista e o sionismo internacional. Por meio desse pacto, o Terceiro Reich de Hitler fez mais que qualquer outro governo durante os anos 1930 para apoiar o desenvolvimento judaico na Palestina.
Os sionistas oferecem uma aliança militar com Hitler
No começo de janeiro de 1941 uma pequena, mas importante organização sionista enviou uma proposta formal a diplomatas alemães em Beirute para uma aliança político-militar com a Alemanha do tempo de guerra. A oferta foi feita pelo subversivo radical “Lutadores pela liberdade de Israel”, melhor conhecido como Lehi ou Gangue Stern. Seu líder, Avraham Stern, tinha recentemente rompido com o radical nacionalista “Organização Militar Nacional” (Irgun Zvai Leumi) sobre a atitude do grupo em relação à Inglaterra, que efetivamente proibiu assentamento judaico adicional da Palestina. Stern considerou a Inglaterra como o principal inimigo do sionismo.
Esta proposta sionista digna de nota “pela solução da questão judaica na Europa e a participação ativa do NMO [Lehi] na guerra ao lado da Alemanha” vale a pena citar com alguma extensão46.
“Em seus discursos e declarações, os principais políticos da Alemanha Nacional-Socialista muitas vezes enfatizaram que uma Nova Ordem na Europa iria requerer como pré-requisito uma solução radical da questão judaica pela evacuação (“Europa livre de judeus”).
A evacuação das massas judaicas da Europa é uma precondição para a resolução da questão judaica. Entretanto, a única maneira pela qual isso pode ser totalmente aceita é através do assentamento dessas massas na terra natal do povo judeu, a Palestina, e pelo estabelecimento de um Estado judaico em suas fronteiras históricas.
A meta da atividade política e os anos de luta da parte do Movimento da Liberdade de Israel, a Organização Nacional Militar na Palestina (Irgun Zvai Leumi), é para resolver o problema judaico dessa maneira e então completamente libertar o povo judeu para sempre.
O NMO, que está muito familiarizado com a boa vontade do governo do Reich Alemão e seus oficiais para as atividades sionistas dentro da Alemanha e o programa de emigração sionista, considera que:
1. Interesses comuns podem existir entre uma Nova Ordem Europeia baseada no conceito germânico e as verdadeiras aspirações nacionais do povo judeu como encarnado pelo NMO.
2. É possível cooperação entre a Alemanha nazista e uma comunidade judaica nacional-popular [Hebräertum].
3. O estabelecimento do Estado judaico histórico em uma base nacional e totalitária, e vinculado por tratado com o Reich alemão, poderia ser no interesse da manutenção e fortalecimento a futura posição germânica de poder no Oriente Próximo.
Na base dessas considerações, e sob a condição de que o governo do Reich alemão reconheça as aspirações nacionais do Movimento da Libertação de Israel mencionado acima, o NMO na Palestina se propõe a tomar parte ativa na guerra ao lado da Alemanha.
Esta oferta da parte do NMO pode incluir atividade militar, política e informacional dentro da Palestina e, após certas medidas organizativas, fora também. Junto com isso os homens judaicos da Europa podem ser militarmente treinados e organizados em unidades militares sob a liderança e comando do NMO. Eles podem tomar parte em operações de combate pelo propósito de conquistar a Palestina, tal frente deveria ser por formada.
A participação indireta do Movimento da Liberdade de Israel na Nova Ordem da Europa, já na fase preparatória, combinada com uma solução positiva-radical do problema judaico europeu nas bases de suas aspirações nacionais do povo judaico acima mencionado, poderia fortalecer grandemente a fundação moral da Nova Ordem aos olhos da humanidade.
A cooperação do Movimento da Liberdade de Israel poderia também ser consistente com um discurso recente pelo chanceler do Reich alemão, no qual Hitler salientou que ele poderia utilizar qualquer combinação com a intenção de isolar e derrotar a Inglaterra”.
Não há registro de qualquer reposta germânica. Aceitação era de qualquer maneira muito improvável porque nessa época a política alemã era decisivamente pró-árabe47. Notavelmente, o grupo Stern procurou firmar um pacto com o Terceiro Reich em uma época quando Hitler estava empenhado em exterminar os judeus já estavam em ampla circulação. O Stern aparentemente ou não acreditou nessas histórias ou ele estava querendo colaborar com o inimigo mortal de seu povo para ajudar a trazer um Estado judaico48.
Um importante membro do Lehi na época que o grupo fez esta oferta foi Yitzhak Šamir, que depois serviu como Ministro do Exterior de Israel e em seguida, durante grande parte dos anos 1980 e até junho de 1992, como primeiro ministro. Como chefe de operações do Lehi na sequência da morte de Stern em 1942, Šamir organizou numerosos atos de terror, incluindo o assassinato em novembro de 1944 do ministro britânico do Oriente Médio Lord Moyne e o assassinato em setembro de 1948 do mediador sueco das Nações Unidas Conde Bernadotte. Anos depois, quando Šamir foi perguntado sobre a oferta de 1941, ele confirmou que ele estava ciente da proposta de aliança de sua organização com a Alemanha do tempo de guerra49.
Conclusão
Apesar da hostilidade básica entre o regime hitlerista e a comunidade judaica internacional, por muitos anos os interesses judaico-sionistas e nacional-socialistas germânicos coincidiram. Em colaboração com os sionistas por uma solução mutualmente desejável e humana para uma questão complexa, o Terceiro Reich estava disposto a fazer sacrifícios de divisas estrangeiras, prejudicar as relações com a Inglaterra e enfurecer os árabes. De fato, durante os anos 1930 nenhuma nação fez mais para promover os objetivos judaico-sionistas que a Alemanha de Hitler.
Notas
1. W. Martini, "Hebräisch unterm Hakenkreuz," Die Welt (Hamburgo), 10 de janeiro de 1975. Citado em: Klaus Polken, "Os contatos secretos: Sionismo e Alemanha Nazista, 1933-1941," Jornal dos Estudos Palestinos, Primavera-Verão de 1976, p. 65.
2. Citado em: Ingrid Weckert, Feuerzeichen: Die "Reichskristallnacht" (Tübingen: Grabert, 1981), p. 212. Veja também: Th. Herzl, O Estado Judaico (Nova York: Herzl Press, 1970), pp. 33, 35, 36, e, Edwin Black, O acordo de transferência (Nova York: Macmillan, 1984), p. 73.
3. Th. Herzl, "Der Kongress," Welt, 4 de junho de 1897. Reimpresso em: Theodor Herzls zionistische Schriften (Leon Kellner, ed.), erster Teil, Berlim: J_discher Verlag, 1920, p. 190 (and p. 139).
4. Memorando de 21 de junho de 1933, em: L. Dawidowicz, Um leitor do holocausto (Nova York: Behrman, 1976), pp. 150-155, e (em parte) em: Francis R. Nicosia, O Terceiro Reich e a Questão Palestina (Austin: Universidade do Texas, 1985), p. 42.; Sobre o sionismo na Alemanha antes da ascensão de Hitler ao poder, veja: Donald L. Niewyk, Os judeus na Alemanha Weimar (Baton Rouge: 1980), pp. 94-95, 126-131, 140-143.; F. Nicosia, Terceiro Reich (Austin: 1985), pp. 1-15.
5. Jüdische Rundschau (Berlim), 13 de junho de 1933. Citado em: Heinz Höhne, A ordem da cabeça da morte (Nova York: Ballantine, pb., 1971, 1984), pp. 376-377.
6. Heinz Höhne, The Order of the Death's Head (Ballantine, 1971, 1984), p. 376.
7. "Berlin," Encyclopaedia Judaica (Nova York & Jerusalém: 1971), Vol. 5, p. 648. Para uma olhada em um aspect dessa “vida vigorosa”, veja: J.-C. Horak, "Propaganda de filme sionista na Alemanha nazista," Jornal Histórico do Filme, Rádio e Televisão, Vol. 4, No. 1, 1984, pp. 49-58.
8. Francis R. Nicosia, O Terceiro Reich e a Questão Palestina (1985), pp. 54-55.; Karl A. Schleunes, The Twisted Road to Auschwitz (Urbana: Universidade de Illinois, 1970, 1990), pp. 178-181.
9. Jacob Boas, "Um nazista viaja pela Palestina," History Today (Londres), Janeiro de 1980, pp. 33-38.
10. Reimpressão fac-símile da primeira página do Das Schwarze Korps, 15 de maio de 1935, em: Janusz Piekalkiewicz, Israels Langer Arm (Frankfurt: Goverts, 1975), pp. 66-67. Também citado em: Heinz Höhne, A Ordem da cabeça da morte (Ballantine, 1971, 1984), p. 377. Veja também: Erich Kern, ed., Verheimlichte Dokumente (Munich: FZ-Verlag, 1988), p. 184.
11. Das Schwarze Korps, 26 de setembro de 1935. Citado em: F. Nicosia, O Terceiro Reich e a Questão Palestina (1985), pp. 56-57.
12. Lenni Brenner, Sionismo na era dos ditadores (1983), p. 83.
13. F. Nicosia, O Terceiro Reich e a Questão Palestina (1985), p. 60. Veja também: F. Nicosia, "O Yišuv e o Holocausto," The Journal of Modern History (Chicago), Vol. 64, No. 3, Setembro de 1992, pp. 533-540.
14. F. Nicosia, O Terceiro Reich e a Questão Palestina (1985), p. 57.
15. Jüdische Rundschau, Sept. 17, 1935. Citado em: Yitzhak Arad, com Y. Gutman e A. Margaliot, eds., Documentos no Holocausto (Jerusalém: Yad Vashem, 1981), pp. 82-83.
16. Der Angriff, 23 de dezembro de 1935, em: E. Kern, ed., Verheimlichte Dokumente (Munique: 1988), p. 148.; F. Nicosia, Terceiro Reich (1985), p. 56.; L. Brenner, Sionismo na era dos ditadores (1983), p. 138.; A. Margaliot, "A Reação...,"Estudos Yad Vashem (Jerusalém), vol. 12, 1977, pp. 90-91.; Sobre a notável carreira de Kareski, veja: H. Levine, "Um colaborador judaico na Alemanha Nazista," História Centro-Europeia (Atlanta), Sept. 1975, pp. 251-281.
17. "O Doutor Wise clama aos judeus declararem-se como tais," New York Herald Tribune, 13 de junho de 1938, p. 12.
18. F. Nicosia, O Terceiro Reich (1985), p. 53.
19. Lucy Dawidowicz, A guerra contra os judeus, 1933-1945 (Nova York: Bantam, pb., 1976), pp. 253-254.; Max Nussbaum, "Sionismo sob Hitler," Congress Weekly (Nova York: Congresso Judaico Americano), 11 de setembro de 1942.; F. Nicosia, O Terceiro Reich (1985), pp. 58-60, 217.; Edwin Black, O acordo de transferência (1984), p. 175.
20. H. Höhne, A ordem da cabeça da morte (Ballantine, pb., 1984), pp. 380-382.; K. Schleunes, Estrada Tortuosa (1970, 1990), p. 226.; Informe secreto interno da SS sobre F. Polkes, 17 de junho de 1937, em: John Mendelsohn, ed., O Holocausto (Nova York: Garland, 1982), vol. 5, pp. 62-64.
21. F. Nicosia, Terceiro Reich (1985), pp. 63-64, 105, 219-220.
22. F. Nicosia, Terceiro Reich (1985), p. 160.
23. Esta distinção é também implícita na “declaração Balfour” em novembro de 1917, na qual o governo britânico expressou apoio para “um lar nacional para o povo judeu”. Referente à população árabe lá majoritária, a Declaração continuous cautelosamente, “sendo claramente compreendido que nada deve ser feito que possa prejudicar os direitos civis e religiosos das comunidades não-judaicas existentes na Palestina”. O texto completo da declaração é reproduzido em fac-símile em: Robert John, Por trás da declaração Balfour (IHR, 1988), p. 32.
24. F. Nicosia, Terceiro Reich (1985), p. 121.
25. F. Nicosia, Terceiro Reich (1985), p. 124.
26. David Yisraeli, O problema palestino nas políticas alemãs 1889-1945 (Universidade de Bar-Ilan, Israel, 1974), p. 300.; Também em: Documentos na política externa alemã, Série D, Vol. 5. Doc. No. 564 or 567.
27. K. Schleunes, The Twisted Road (1970, 1990), p. 209.
28. Circular de 25 de janeiro de 1939. Documento de Nuremberg 3358-PS. Tribunal Militar Internacional, Julgamento dos principais criminosos de guerra  perante o Tribunal Militar Internacional (Nuremberg: 1947-1949), vol. 32, pp. 242-243. Conspiração e agressão nazista (Washington, DC: 1946-1948), vol. 6, pp. 92-93.
29. F. Nicosia, Terceiro Reich (1985), pp. 141-144.; Sobre o olhar crítica de Hitler do sionismo em Mein Kampf, veja esp. Vol. 1, Cap. 11. Citado em: Robert Wistrich, O apocalipse de Hitler (Londres: 1985), p. 155.; Veja também: F. Nicosia, Terceiro Reich (1985), pp. 26-28.; Hitler disse a seu ajudante do exército em 1939 e novamente em 1941 que ele exigiu aos britânicos sobre transferir todos os judeus da Alemanha para a Palestina ou o Egito. Os britânicos rejeitaram a proposta, ele disse, porque isso iria causar mais tumultos. Veja: H. v. Kotze, ed., Heeresadjutant bei Hitler (Stuttgart: 1974), pp. 65, 95.
30. F. Nicosia, Terceiro Reich (1985), pp. 156, 160-164, 166-167.; H. Höhne, A ordem da cabeça da morte (Ballantine, pb., 1984), pp. 392-394.; Jon e David Kimche, As estradas secretas (Londres: Secker & Warburg, 1955), pp. 39-43. Veja também: David Yisraeli, "O Terceiro Reich e a Palestina," Estudos do Oriente Médio, Outubro de 1971, p. 347.; Bernard Wasserstein, A Inglaterra e os judeus da Europa, 1939-1945 (1979), pp. 43, 49, 52, 60.; T. Kelly, "O homem que enganou os nazistas," Washington Times, 28 de abril de 1987, pp. 1B, 4B. Baseado em entrevista com Willy Perl, autor de A conspiração do Holocausto.
31. Y. Arad, et al., eds., Documentos sobre o Holocausto (1981), p. 155. (O kibutz de treinamento estava em Neuendorf, e pode ter funcionado mesmo depois de março de 1942).
32. Sobre o acordo em geral, veja: Werner Feilchenfeld, et al., Haavara-Transfer nach Palästina (Tübingen: Mohr/Siebeck, 1972).; David Yisraeli, "O Terceiro Reich e o Acordo de Transferência," Jornal da História Contemporânea (London), nº. 2, 1971, pp. 129-148.; "Haavara," Encyclopaedia Judaica (1971), vol. 7, pp. 1012-1013.; F. Nicosia, O Terceiro Reich e a questão palestina (Austin: 1985), pp. 44-49.; Raul Hilberg, A destruição dos judeus europeus (Nova York: Holmes & Meier, 1985), pp. 140-141.; O acordo de transferência, por Edwin Black, é detalhado e útil. Entretanto, contem numerosas imprecisões e conclusões desatinadamente errôneas. Veja, por exemplo, a resenha por Richard S. Levy em Comentário, setembro de 1984, pp. 68-71.
33. E. Black, O acordo de transferência (1984), pp. 328, 337.
34. Sobre a oposição ao Ha’avara em círculos oficiais alemães, veja: W. Feilchenfeld, et al., Haavara-Transfer nach Palästina (1972), pp. 31-33.; D. Yisraeli, "O Terceiro Reich," Jornal da História Contemporânea, 1971, pp. 136-139.; F. Nicosia, O Terceiro Reich e a Questão Palestina, pp. 126-139.; I. Weckert, Feuerzeichen (1981), pp. 226-227.; Rolf Vogel, Ein Stempel hat gefehlt (Munique: Droemer Knaur, 1977), pp. 110 ff.
35. W. Feilchenfeld, et al., Haavara-Transferência (1972), p. 31. Texto inteiro em: David Yisraeli, O problema palestino nas políticas alemãs 1889-1945 (Israel: 1974), pp. 298-300.
36. Interior Ministry internal memo (signed by State Secretary W. Stuckart), Dec. 17, 1937, in: Helmut Eschwege, ed., Kennzeichen J (Berlin: 1966), pp. 132-136.
37. W. Feilchenfeld, et al, Haavara-Transferência (1972), p. 32.
38. E. Black, Acordo de Transferência, pp. 376-377.
39. E. Black, Acordo de Transferência (1984), pp. 376, 378.; F. Nicosia, Terceiro Reich (1985), pp. 238-239 (n. 91).
40. E. Black, O acordo de transferência, p. 379.; F. Nicosia, Terceiro Reich, pp. 212, 255 (n. 66).
41. W. Feilchenfeld, et al., Haavara-Transferência, p. 75.; "Haavara," Encyclopaedia Judaica, (1971), Vol. 7, p. 1013.
42. E. Black, O acordo de transferência, pp. 379, 373, 382.
43. Circular de 25 de janeiro de 1939. Documento de Nuremberg 3358-PS. Tribunal Militar Internacional, Julgamento dos principais criminosos de guerra peertante o Tribunal Militar Internacional (Nuremberg: 1947-1949), Vol. 32, pp. 242-243.
44. Werner Feilchenfeld, et al., Haavara-Transfer nach Palästina (Tübingen: Mohr/Siebeck, 1972). Citado em: Ingrid Weckert, Feuerzeichen (Tübingen: Grabert, 1981), pp. 222-223.
45. W. Feilchenfeld, et al., Haavara-Transfer nach Palästina (1972). Citado em: I. Weckert, Feuerzeichen (1981), p. 224.
46. Documentos originais em German Auswärtiges Amt Archiv, Bestand 47-59, E 224152 e E 234155-58. (Fotocópia em posse do autor).; Texto original complete em alemão publicado em: David Yisraeli, O problema palestino nas políticas alemãs 1889-1945 (Israel: 1974), pp. 315-317. Veja também: Klaus Polkhen, "Os contatos secretos," Jornal dos estudos palestinos, Primavera-Verão de 1976, pp. 78-80.; (Na época em que a oferta foi feita, o grupo Stern do Lehi ainda se considerava como o verdadeiro Irgun/NMO).
47. Os nacionalistas árabes se opunham à Inglaterra, que então dominava grande parte do mundo árabe, incluindo Egito, Iraque e Palestina. Como a Inglaterra e a Alemanha estavam em guerra, a Alemanha cultivou apoio árabe. O líder dos árabes palestinos, o grão-mufti de Jerusalém, Haj Amin el-Husseini, trabalhou de perto com a Alemanha durante os anos da guerra. Após escapar da Palestina, ele falava ao mundo árabe através da rádio alemão e ajudou a reunir recrutas muçulmanos na Bósnia para a Waffen SS.
48. Israel Šahak, "Yitzhak Šamir, Antes e agora," Middle East Policy (Washington, DC), Vol. 1, No. 1, (todo o nº. 39), 1992, pp. 27-38.; Yehošafat Harkabi, Israel's Fateful Hour (Nova York: Harper & Row, 1988), pp. 213-214. Citado em: Andrew J. Hurley, Israel e a Nova Ordem Mundial (Santa Barbara, Calif.: 1991), pp. 93, 208-209.; Avišai Margalit, "A vida violenta de Yitzhak Šamir," New York Review of Books, 14 de maio de 1992, pp. 18-24.; Lenni Brenner, Sionismo na era dos ditadores (1983), pp. 266-269.; L. Brenner, Judeus na América hoje (1986), pp. 175-177.; L. Brenner, "Yitzhak Šamir: ao lado de Hitler," Perspectivas árabes (Liga dos Estados Árabes), Março de 1984, pp. 11-13.
49. Avišai Margalit, "A vida violenta de Yitzhak Šamir," New York Review of Books, 14 de maio de 1992, pp. 18 - 24.; Lenni Brenner, Sionismo na era dos ditadores (1983), pp. 266-269.; L. Brenner, judeus na América hoje (1986), pp. 175-177.; L. Brenner, "Esqueletos no armário de Šamir" Middle East International, 30 de setembro de 1983, pp. 15-16.; Sol Stern, L. Rapoport, "O homem de Israel das sombras," Village Voice (Nova York), 3 de julho de 1984, pp. 13 ff.

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