domingo, 18 de novembro de 2018

Genealogias políticas, parte II: Gabriela Hardt e Tereza Cristina.


Gabriela Hardt, a nova verduga de Lula.

Fonte – postagem do professor Ricardo Costa Oliveira em seu perfil no Facebook em 17 de novembro de 2018.
Quem observou o julgamento de Lula percebeu as atitudes autoritárias, arrogantes e partidárias do poder judiciário. O que observamos e verificamos nas nossas pesquisas sobre a composição de boa parte do judiciário é que a magistratura brasileira só pode ser entendida pelas suas genealogias familiares políticas. A juíza Gabriela Hardt é outro caso. Filha do engenheiro químico Jorge Hardt Filho, que trabalhou na Petrobras, em São Mateus do Sul (PR) e de Marilza Ferreira, natural de Friburgo (RJ) e que foi secretária municipal de educação. A família Hardt é uma das principais famílias políticas locais e de comerciantes de Indaial, Santa Catarina, parte da pequena classe dominante local. O tio Frederico João Hardt, o Lico, foi prefeito de Indaial entre 1993-1996, Alfedo Hardt em 1961-1966, o bisavô Frederico Hardt entre 1935-1941. A família Hardt representa mais uma típica oligarquia local do interior do Brasil, com vários parentes na política, juízes e burgueses locais (Lojas Hardt, Confecções Hardt). "Parques, escolas, ruas e hospitais receberam nomes de integrantes do clã". Oligarquias políticas no Brasil quase sempre possuem valores autoritários e conservadores, agem contra a democracia e contra a modernidade, sempre apoiando golpes políticos, a seletiva justiça de exceção, a exclusão social e política.
FAMILIARES DE JUÍZA QUE INTERROGOU LULA DESTILAM ÓDIO CONTRA A ESQUERDA
Fonte – Postagem na página do Facebook Rede POVO em 17 de novembro de 2018.
As relações familiares da juíza Gabriela Hardt talvez expliquem a parcialidade com que interrogou e as animosidades que demonstrou contra Lula.
Gabriela é oriunda de uma das mais ricas famílias de Indaial, localizada no vale europeu de Santa Catarina. Além de possuírem o principal comércio da região, a força política dos Hardt está expressa em toda a cidade. Seu tio, Lico Hardt, foi prefeito pelo MDB e seu avô um dos primeiros prefeitos da cidade. Parques, escolas, ruas e hospitais receberam nomes de integrantes do clã.
Filha de Jorge Hardt filho e Marilza Ferreira Hardt, a juíza tem em seus pais a inspiração antipetista e anti-esquerda. Não é difícil encontrar postagens de seus pais, um engenheiro químico aposentado da Petrobras e uma professora que já foi secretária de educação num município governar o pela direita, destilando ódio.
Numa delas, Jorge acusa o jornalista Élio Gaspari de ter se “acanalhado” por ter defendido a necessidade de imparcialidade do judiciário. Em outra, defende a fala do vice de Bolsonaro de que o Brasil teria herdado a malandragem de negros e índios. Em um terceira, onde comenta sobre violência, escreve que “nem que o tratamento de choque seja por militares” para mudar a realidade. Uma clara alusão à tortura. Em outras, busca vincular Hitler e o nazismo aos partidos de esquerda.
Mais moderada nas palavras, Marilza não se cansou de compartilhar conteúdos contra Lula, Dilma e em favor do golpe de 2016. Numa delas, solta o verbo contra o PT, PCdoB e CUT por ocasião da participação de cubanos no programa Mais Médicos.
Numa explicação freudiana, é possível afirmar que Gabriela Hardt é fruto do meio em que vive. Talvez por isso tenha utilizado da sua parcialidade e até de grosserias durante o interrogatório de Lula.
Tereza Cristina, “a musa do veneno”.

Fonte – Postagem no perfil do professor Ricardo Costa Oliveira em seu perfil no Facebook no dia 7 de novembro de 2018.
Tereza Cristina será a futura Ministra da Agricultura. Já descrevemos o perfil genealógico dela muito adequado para o novo governo oligárquico-familiar: Deputada Federal Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias (DEM - Mato Grosso do Sul). A "musa do veneno" que comandou a aprovação da flexibilização de agrotóxicos. Tereza Cristina é bisneta de Pedro Celestino Corrêa da Costa, militar, governador de Mato Grosso por duas vezes nos anos 20. O avô de Tereza Cristina foi Fernando Corrêa da Costa, que também governou o Estado em duas oportunidades (51-56 e 61-66) e depois foi senador. Tereza confina dezenas de milhares de animais em seus negócios ao longo dos últimos anos. Veneno para gado e para eleitores.


Nenhum comentário:

Postar um comentário