domingo, 19 de agosto de 2018

Recordações da Líbia Verde.



Foto – Nota de 20 dinares líbios, emitidas nos tempos da Líbia Verde.
Notas bancárias com valor nominal de 20 dinares, emitidas em 2002 e 2009, dão a nós memória sobre o período maravilhoso da Džamahirija.
De um lado da nota bancária é colocado um mapa da Líbia com o retrato esquemático do Grande Rio Artificial. O maior projeto de irrigação de larga escala em toda a história da humanidade. Este grande sistema de tubos e aquedutos, que inclui também mais de 1300 poços de profundidade de até 500 metros, supria as cidades de Tripoli, Benghazi, Sirte, fornecendo mais de 6.500.000 metros cúbicos de água potável por dia. O líder da Líbia socialista Muammar Kaddafi denominou este rio como “a oitava maravilha do mundo”.
Não menos interessante é o segundo lado da nota bancária. Aqui é representado um retrato grupal de líderes dos Estados africanos em maior ou menor grau ligados à União Africana. A realização dessa união se iniciou muito antes da Europeia. Ainda nos anos de 1972 a 1977 a união de três Estados Líbia, Egito e Síria abriu grande número de vantagens e perspectivas de desenvolvimento. Por volta do começo do século XXI as possibilidades da União Africana, a quantidade de nações que nela fazem parte, começaram a assustar muitos líderes europeus que nunca abriram mão de antigas ambições coloniais.

A profecia de Muammar al-Kadaffi.
“E agora escutem vocês, pessoas da OTAN! Vocês bombardeiam a muralha, que continha o fluxo da imigração africana à Europa, a muralha, que detinha os terroristas da “Al Qaeda”. A Líbia era essa muralha. Vocês a destroem. Vocês são idiotas. Pelos milhares de imigrantes da África, pelo apoio à “Al Qaeda” arder vocês no inferno. E assim será. Eu nunca minto. Não minto agora”.
Fonte:  Página do VK “Цитатки Муаммара Каддафи” (Citações de Muammar Kadaffi). Textos traduzidos do russo para o português.

Nenhum comentário:

Postar um comentário