sábado, 9 de fevereiro de 2019

Carta a Ciro Gomes - você na UNE



Foto – Ciro Gomes na UNE, 07/02/2019.
Caro Ciro Gomes, é com muita consternação e preocupação que fico sabendo a respeito de sua recente ida a bienal da UNE (União Nacional dos Estudantes), em especial por você ter dito o seguinte: “Eu não sou corrupto. Eu ‘tô’ solto! É o Lula que está preso, babaca!”. Eu escrevo essa carta a você, na condição de pessoa que em você votou no primeiro turno por achar que você era entre os candidatos à presidência de 2018 o melhor e mais preparado.
Sinceramente Ciro Gomes, você com tais palavras fez pouco caso da prisão do Lula, que já está para completar um ano. Primeiro que quer queira, quer você não queira Lula, a despeito de todas as suas limitações e dos erros que cometeu ao longo de seus oito anos de governo, atualmente é a grande liderança popular da esquerda brasileira. Não é a toa que fizeram todo um processo articulando traidores internos dentro do próprio PT (entre eles o infame José Eduardo Cardozo, a quem Paulo Henrique Amorim carinhosamente chama de “Zé da Justiça”), grande imprensa e setores do judiciário e do empresariado nacional e internacional para prendê-lo que se arrastou por anos.
Segundo que a julgar por sua fala você não vê o viés político do processo contra Lula ao gabar-se de sua honestidade e achar que está solto por não ser corrupto e nem estar envolvido em esquemas de corrupção. Não vê que a Operação Farsa Jato tem agido de forma politicamente enviesada nesse tempo todo, beneficiando certos grupos políticos (como o PMDB e o PSDB) em detrimento de outros (em especial do PT). E não só isso, como você pelo visto acha que lawfare (ou seja, o uso da lei como instrumento de guerra para atingir inimigos políticos) é brincadeira. Pergunta para o Lula, para a Cristina Kirchner (que teve sua casa revirada, saqueada e parcialmente destruída pela polícia argentina) e para o Rafael Correa (o qual tem sido vítima de acusações de perseguição a opositores políticos nos 10 anos em que permaneceu no poder no Equador) o que eles acham disso e depois me fala.
Entenda uma coisa: você pode ser o homem mais honesto do mundo, que na hora em que os poderosos de plantão quiserem te destruir não terão o menor pudor em inventar uma história para lá de fantasiosa e cabeluda para tal, e que para isso vão usar de todos os meios possíveis e imagináveis. Os casos do tríplex e do sítio de Atibaia atribuídos a Lula e as delações usadas como provas contra ele são um bom exemplo disso que falo. Ou mesmo a igualmente fantasiosa história de que o Saddam Hussein tinha as tais armas de destruição em massa (que serviu de pretexto para os EUA invadir o Iraque em 2003).
A tua tese de que você está solto por não ser corrupto não se sustenta pelo simples fato de que políticos como Serra, Aécio Neves, FHC, Temer, Azeredo e outros tantos envolvidos em casos de corrupção estão ai lindos, leves e soltos. Isso para não falar dos grandes sonegadores de impostos do país e outros envolvidos com os altos níveis da corrupção. Todos eles rindo das nossas caras. Por seu turno, Lula foi preso em decorrência de um processo judicial no mínimo duvidoso (que é inclusive contestado por muitos juristas de renome internacional) e politicamente enviesado, visando tirá-lo das eleições presidenciais do ano passado. Até agora nada provaram contra o político nordestino. E mesmo que eventualmente provem alguma coisa, isso de forma não muda o caráter politiqueiro do processo contra ele movido.
Ou seja, se o Lula está preso, babaca, o Serra, o Yousseff, o Aécio Neves, o FHC, o Alckmin, o Temer, o Aloysio “500 mil” Nunes, o Marcelo Odebrecht, o Paulo Preto, o Palocci, o Romero Jucá, o Eduardo Azeredo, o Queiroz, o Nestor Cerveró, o Moreira Franco, os milicianos que mataram a Marielle e o motorista dela, a Dona APAE, o Zucolotto, o Beto Richa e tantos outros estão lindos, leves e soltos, babaca.
E terceiro, muito lamentável da tua parte você aparecer falando como se fosse um direitista raivoso como o Nando Moura, a Joice Hasselmann ou o Kim Kataguiri. Ainda mais para você que se diz de esquerda e hoje faz parte do partido que outrora foi do grande Brizola. Como já venho apontando aqui no meu blog, um dos grandes problemas da esquerda brasileira (incluindo o próprio PT) é que ela é especialista em reproduzir os discursos da direita, no que em muito prejudica sua práxis política. O simples fato de você gabar-se de sua honestidade e achar que você está livre por ser honesto legitima o moralismo de fancaria do conluio jurídico-policial-midiático que colocou Lula atrás das grades e que é usado na história do Brasil desde os tempos do segundo governo Vargas sempre que o Estado é ocupado por políticos que não são do agrado dos donos do poder. Nisso, você se iguala a figuras como Fernando Haddad (que fala que o PT precisa “sair do SPC” com a ajuda de juízes). E isso a meu ver é o que é o mais estarrecedor em sua fala recente na UNE. E enquanto a esquerda continuar a repetir os discursos da direita como papagaio amestrado, continuará a ser feita de gato e sapato pela direita ad eternum.
E que história é essa de que a luta por liberdade por Lula “afunda o Brasil”? Não sei se você sabe, mas lutar pela liberdade do Lula é algo essencial para que você, futuramente, não venha a ter o mesmo destino que o Lula teve nas mãos da meganhagem de toga do Paraná que hoje está do lado do governo Bolsonaro (algo que de forma alguma muda o fato de que eles sejam tucanos de coração e de carteirinha). Ou seja, para que mais adiante não apareça um juizeco provinciano ordenando uma condução coercitiva de você com ares de espetáculo pela grande imprensa e depois te colocando atrás das grades para apodrecer como um cadáver. E não é apenas isso: a luta pela liberdade de Lula é essencial para colocar no lixo da história não apenas a juristocracia que se estabeleceu no país por meio da Farsa Jato como também o governo Bolsonaro. E também para que os processos contra a Cristina Kirchner na Argentina e o Rafael Correa no Equador sofram grandes reveses.
E então lhe pergunto: em que mundo será que você vive, Ciro Gomes? Você, que junto com Haddad, Tarso Genro e Luciana Genro recentemente criticou a Gleisi Hoffmann por ter ido à posse de Maduro na Venezuela (e assim fazendo coro não apenas com Bolsonaro como também com os golpistas internacionais que querem a queda da Venezuela chavista, entre eles o senador Marco Rubio, o grande articulador da tentativa de golpe na Venezuela e do qual Guaidó não é mais que um garoto de recados). Só lhe digo uma coisa: não quero ouvir tua choradeira na hora em que meganhas de toga como a juíza Carolina Lebbos (a carcereira de Lula) resolverem te colocar atrás das grades em um processo como o feito contra o Lula.
Atenciosamente,
Eduardo Consolo dos Santos.

Foto – Estamos soltos, babaca!
Fonte:
Abutre vigarista: Ciro Gomes ataca Lula de maneira covarde e é repudiado por estudantes na Bienal da UNE. Disponível em: https://www.causaoperaria.org.br/abutre-vigarista-ciro-gomes-ataca-lula-de-maneira-covarde-e-e-repudiado-por-estudantes-na-bienal-da-une/
Aumenta a campanha da direita – perseguido político, Rafael Correa é acusado de perseguir opositores. Disponível em: https://www.causaoperaria.org.br/aumenta-campanha-da-direita-perseguido-politico-rafael-correa-e-acusado-de-perseguir-opositores/
Fantoche dos EUA – Ciro Gomes e PDT apoiam intervenção imperialista na Venezuela. Disponível em: https://www.causaoperaria.org.br/fantoche-dos-eua-ciro-gomes-e-pdt-apoiam-intervencao-imperialista-na-venezuela/
Vídeo – Cristina Kirchner denuncia destruição de sua casa pela polícia golpista. Disponível em: https://www.causaoperaria.org.br/cristina-kirchner-denuncia-destruicao-de-suas-casas-pela-policia-golpista/

Nenhum comentário:

Postar um comentário