sábado, 8 de abril de 2017

Imperialismo ataca governo sírio: nota de repúdio.


Na última quinta-feira (dia 6 de abril de 2017), o exército americano lançou mais de 50 mísseis Tomahawk contra uma base aérea Síria. O pretexto desta intervenção foi ataque químico supostamente realizado a mando de Bashar al-Assad e que ocorreu na cidade de Khan Sheikhun[1], matando mais de 70 pessoas de acordo com a imprensa.
Considerando que Assad, com a ajuda dos russos e de combatentes do Hezbollah, tem feito importantes avanços na guerra civil síria, expandindo a lista de territórios controlados pelo governo, parece bastante improvável que o mesmo realizasse um ataque de tal tipo. Todo ceticismo é bem-vindo em uma situação como essa. 
O blog Resistência Terceiro Mundista se solidariza mais uma vez com os governos nacionalistas do Terceiro Mundo e se posiciona contra qualquer intervenção militar estrangeira na Síria que não tenha autorização do governo legítimo de Bashar al-Assad.


NOTA:


[1] Leia-se “Rran Sheirrun”. No árabe, assim como em idiomas como o russo, o mongol e o persa, a partícula kh (cirílico х) tem valor de r aspirado tal qual o j no espanhol e o ch no alemão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário