Foto – Thiago Braga
No dia 28 de maio de 2023 o professor Thiago Braga (dono dos canais do You Tube Impérios AD e Brasão de Armas) postou um vídeo sobre o tema Revolução Industrial no canal Impérios AD.
O vídeo em questão, de 12 minutos e 35 segundos ao todo, gerou uma polêmica com o professor esquerdista Gustavo Nassar Gaiofato, do canal História Cabeluda, no qual este respondeu com um vídeo de 32 minutos no qual reage e responde às assertivas do professor direitista.
Dias depois veio a resposta de Thiago Braga.
Na sequência, a réplica de duas horas de Gaiofato.
E por fim, a tréplica de Thiago Braga, de duas horas de duração.
Depois da tréplica, Gaiofato não fez mais questão de responder Braga.
Foto – Gustavo Nassar Gaiofato.
E esta, diga-se de passagem, não foi a primeira vez em que Thiago Braga se envolve em polêmicas similares no You Tube: ainda no começo do presente ano, ele lançou no canal Brasão de Armas um vídeo sobre os mitos da história do Islã.
Eu mesmo, quando vi o vídeo em questão pela primeira vez, pensei comigo mesmo que seria questão de tempo o Mansur Peixoto, do canal História Islâmica, postar um vídeo respondendo ao professor direitista. E não deu outra. Mansur Peixoto postou um vídeo respondendo a Thiago Braga, seguido de réplica e tréplica de ambas as partes.
O debate girou em torno dos temas conquista islâmica da Península Ibérica nos anos 710 e o subsequente domínio islâmico sobre grande parte da Ibéria no período entre 711 a 1492 (e pelo visto a parte dois da polêmica entre os dois é questão de tempo, visto que Mansur Peixoto já escreveu artigo no site dele rebatendo o último vídeo de Thiago Braga, a respeito da batalha de Ourique, ocorrida em 1139 entre o Condado Portucalense e o Califado Almorávida).
Sabendo dessa última polêmica e de toda a repercussão que ela gerou (visto que ela foi muito comentada em vários canais de direitistas do You Tube, e a própria plataforma indicou a mim vídeos relacionados a essa polêmica), resolvi ver o vídeo em questão, o ponto zero da polêmica entre Thiago Braga e Gustavo Gaiofato.
Nos vários vídeos do You Tube, vê-se o pessoal dizendo que
Thiago Braga triturou Gaiofato (com direito a direitistas reagindo aos vídeos
da polêmica entre os dois, geralmente favoráveis ao primeiro). Sim, de fato,
Braga triturou Gaiofato. Só que, por outro lado, eles não notaram um pequeno
detalhe. Mais precisamente, um misto de esperteza e malandragem da parte de
Braga: ele fez com que Gaiofato caísse na arapuca que ele mesmo criou. E isso é
o que torna ainda mais patética a atuação de Gaiofato no debate.
O que era para ser um debate a respeito do tema Revolução
Industrial, no fim das contas acabou virando um debate sobre os temas da Revolução
Cubana e do desenvolvimento econômico e social de Cuba após a revolução de 1959.
Na primeira resposta a Gaiofato, aproveitando-se de uma fala
de cerca de dois minutos sobre Cuba e o processo revolucionário liderado por
Fidel Castro e Che Guevara, Thiago Braga fez um cherry-picking (expressão da
língua inglesa que significa escolher algo a dedo) e jogando nos erros de
Gaiofato respondeu falando praticamente que o tempo todo sobre Cuba e não disse
uma única palavra sobre o que ele depois falou sobre o tema Revolução
Industrial. Em outras palavras, ao ver que Gaiofato falou ainda que por cerca
de dois minutos sobre Cuba, Braga aproveitou-se do “deslize” dele para
direcionar o debate na direção por ele desejada. E ao direcionar o debate na
direção por ele desejada, literalmente destroçou Gaiofato. Como se Gaiofato fosse
um animal atolado na lama e debatendo-se, tentando sair da lama e quanto mais
ele tentava sair da lama mais ele se atolava.
Para além de um anticomunismo barato e tosco (ou seja, a
típica tática de jogar para a torcida), as falas de Thiago Braga de modo geral me
passam a impressão de que a Revolução Industrial brotou do nada, do zero. Como
se fosse uma espécie de deus ex machina
que veio dos céus e tão logo se consumou se tornou realidade mudou radicalmente
a vida das pessoas de uma hora para a outra. Sendo que, como veremos mais
abaixo, isso está muito longe de ser verdade.
E o que é pior: ele aponta o dedo para as revoluções
socialistas do século XX por conta do custo humano das mesmas (muito em
decorrência de conflitos internos e externos e de disputas de poder), sendo que
a Revolução Industrial também teve o custo humano dela (o qual ele cita bem
pelo alto, para ser justo com ele). Vide todo o desemprego tecnológico por ela
gerado por conta da invenção de máquinas como o tear mecânico (no que a médio e
longo prazo fez com que os operários se organizassem em movimentos como o
ludismo e o cartismo, notórios por suas depredações de maquinário industrial). O
êxodo do campo para as cidades causado pelos cercamentos das terras comunais
dos camponeses ingleses, algo que já ocorria desde o fim da Idade Média, mas
que se intensificou a partir do século XVII e que não apenas dificultou a
sobrevivência de grande parte da população camponesa como também provocou uma
tensão social muito sentida na primeira metade do século XVII, a qual gerou um
grande de fluxo de migração para as colônias britânicas na América do Norte. E
mais as extenuantes jornadas de trabalho que chegavam a 14 horas e na qual
havia até trabalho infantil. Não eram raros casos nos quais trabalhadores
ficavam aleijados por conta de acidentes com as máquinas e até morriam de
exaustão. Nas colônias, por conta da concorrência com a produção inglesa
baseada em manufaturas houve a destruição e desarticulação da indústria têxtil
indiana, baseada no artesanato, no que gerou muita miséria e desemprego na
Índia (à época parcialmente sob o controle inglês). Segundo Marcelo Andrade, professor
de direita que fez vídeos reagindo e comentando sobre a polêmica entre Gaiofato
e Braga, a revolução industrial ceifou as vidas de cerca de meio milhão de ingleses só por
conta das condições de trabalho.
Mas esse não é o principal ponto. O ponto principal, nevrálgico da questão é que Thiago Braga tratou a Revolução Industrial do século XVIII como se não houvesse todo um processo político que propiciou ao surgimento e à viabilização da mesma (não falou uma única palavra sobre isso). Mais precisamente, do processo político que a Inglaterra viveu na segunda metade do século XVII e primeira metade do século XVIII, processo esse que inclusive foi marcado por duas revoluções políticas: a Revolução Puritana (1643) e a Revolução Gloriosa (1688). Ou se quisermos recuar ainda mais para trás, desde que a Inglaterra, sob Henrique VIII, rompeu com o Papa de Roma, aderiu à Reforma Protestante e fundou sua própria Igreja, a Igreja Anglicana (no que implicou em uma centralização ainda maior do poder nas mãos do rei).
É um processo que envolveu não apenas duas revoluções
políticas, como também guerras civis, abolição e posterior restauração da
monarquia britânica, expansão colonial inglesa a outras partes do globo
(incluindo as Américas e a Índia) e até mesmo uma invasão vinda de fora. E que
ao seu desfecho marcou não apenas a ascensão social e política da burguesia inglesa
como também a consolidação da monarquia parlamentar na nação insular.
Dessa forma, pode-se dizer que dentro da história da
Inglaterra as Revoluções Puritana e Gloriosa foram tão ou mais importantes
quanto a Revolução Industrial e todo o processo de desenvolvimento econômico
que elas desencadearam. Talvez sem as duas primeiras a terceira não teria
ocorrido (pelo menos não da maneira como ocorreu).
Foto – Oliver Cromwell (1599 – 1658), o principal líder da única experiência republicana na Inglaterra,
O reinado de Carlos I Stuart (r. 1625 – 1649) foi marcado
por disputas acirradas pelo poder entre o rei e o Parlamento. O monarca
sustentava que os reis eram designados por Deus e sozinhos deveriam governar a
nação, sem o auxílio de câmaras parlamentárias. As desavenças entre o monarca e
o Parlamento inglês (dissolvido três vezes em um período de quatro anos)
levaram à formação de um exército parlamentar e à eclosão de uma guerra civil
entre monarca e Parlamento que se arrastou por dois decênios.
A Inglaterra dividiu-se em dois grupos: de um lado os
realistas (também chamados de cavaleiros), partidários do monarca, e de outro
os cabeças-redondas, partidários do Parlamento. Em 1649 Carlos I é vencido em
combate pelas forças leais ao Parlamento, lideradas por Oliver Cromwell. Uma
vez vencido, o monarca caído foi julgado como traidor pelo Parlamento e
executado no palácio de Whitehall. Até os dias hodiernos, Carlos I foi o único
monarca inglês que foi submetido a tal penalidade.
Embora tenha sido vencido e apesar da instabilidade interna
de seu reinado, Carlos I em seu reinado tentou modernizar o país: construiu
estradas, aterrou pântanos, criou um serviço postal e instituiu um serviço de
ajuda à busca do trabalho. Como também foi patrono das artes e da arquitetura.
Trouxe pintores como o holandês Rubens para decorar seus palácios em Londres.
Em 1649 a monarquia é abolida e em seu lugar instituída a
República sob a liderança de Oliver Cromwell. Durante nove anos Cromwell governou
a Inglaterra com mãos de ferro e ao assumir o governo instaurou a República (Commonwealth), no que foi a única
experiência republicana na história da Inglaterra até hoje.
No plano econômico Cromwell tomou
medidas para beneficiar os grupos sociais que lhe deram suporte (notadamente a
burguesia). Entre essas se destacam os Atos de Navegação de 1651, direcionados
prioritariamente contra a Holanda e que determinavam que os produtos ingleses
deveriam ser transportados somente por navios de bandeira inglesa. Medida essa
que além de dispensar os navios de outras nacionalidades ajudou a fomentar o
fortalecimento e o desenvolvimento da indústria naval interna e do comércio
exterior inglês. Na área da política externa travou uma guerra contra a Holanda
entre 1652 e 1654, na qual a Inglaterra saiu-se vencedora.
Em 1658 Cromwell morre e é sucedido por seu filho, Richard
Cromwell. Não tendo o mesmo prestígio do pai, ele se mostra incapaz de governar
e dois anos depois, sob o convite do exército inglês, Carlos II, filho de
Carlos I, é convocado para assumir o trono inglês e assim restabelecendo a
monarquia depois de um breve interlúdio republicano, a única experiência
republicana que a Inglaterra até hoje teve ao longo de sua história milenar.
Foto – Jaime II Stuart (r. 1685 – 1688), o último monarca católico da Inglaterra.
Entretanto, a restauração Stuart não significou o fim dos
problemas religiosos e políticos na Inglaterra. Pelo contrário. Enquanto que Carlos
II (r. 1660 – 1685) era abertamente favorável a uma política de tolerância
religiosa, o Parlamento, dominado por protestantes não compartilhava de sua
posição. O rei também assinou leis que favoreceu a Igreja Anglicana em
detrimento de outras correntes protestantes e da Igreja Católica. A disputa se agrava
quando é descoberto que o irmão de Carlos II, James, era católico. Duas
correntes se formam na política inglesa, até hoje existentes na nação insular –
os Whigs e os Tories. Os primeiros queriam excluir o irmão do rei da linha de
sucessão ao trono, ao passo que os segundos não compartilhavam desse mesmo
desejo.
Carlos é sucedido por seu irmão Jaime II, o qual sempre foi
visto com desconfiança, visto que ele ao assumir o trono reuniu conselheiros
católicos e partidários do absolutismo em sua corte, com a ideia de submeter o
Parlamento e os governos locais. No fim, isolado e sem apoio, Jaime II é
deposto em 1688 e foge para a França. O holandês Guilherme de Orange-Nassau,
casado com Maria, filha do rei deposto, assume o trono inglês e o casal é
aclamado como reis da Inglaterra. Sob a determinação dos burgueses ingleses, o
novo rei assinou a declaração de direitos de 1689 (Bill of Rights).
A assim chamada Revolução Gloriosa não só sepultou de uma
vez por todas com o absolutismo até então vigente na Inglaterra, como também instituiu
a monarquia parlamentarista na qual o poder do rei foi consideravelmente
limitado.
E o que pouco é falado a respeito da Revolução de 1688 é que
esta depôs um rei católico, James II Stuart, um rei inclinado à abertura
religiosa na Inglaterra (lembrando que desde que Henrique VIII rompeu com o
Papa no século XVI a Inglaterra viu vários episódios de perseguições aos
católicos romanos, assim como a outras denominações religiosas) e que houve uma
invasão vinda da Holanda liderada por Guilherme de Orange-Nassau que contou com
o apoio de setores da nobreza inglesa insatisfeitos com a política do então
monarca inglês. Ou seja, algo não muito diferente da invasão de Guilherme da
Normandia seis séculos antes, em 1066, que criou sua própria dinastia na
Inglaterra, a casa da Normandia.
Foto – Guilherme de Orange-Nassau (r. 1689 – 1702)
O pulo do gato (ou talvez do tigre) entre as revoluções do
século XVII e a revolução industrial é que a partir de 1688, com o fim do
absolutismo na Inglaterra e a consequente limitação do poder do rei, a
burguesia se consolida no poder na Inglaterra e passa a haver uma espécie de
simbiose entre a burguesia e a nobreza da nação insular. Dessa forma a
burguesia inglesa pôde investir em seu desenvolvimento econômico (obviamente
que visando atender aos próprios interesses comerciais e econômicos da mesma).
No longo prazo, isso transformou a Inglaterra em uma potência comercial.
As falas de Thiago Braga a respeito da Revolução Industrial
também passam a impressão de que a Inglaterra não tinha toda uma estrutura de
explorações coloniais em locais como a América e a Ásia e acordos comerciais
com outras nações que deu todo um aporte de capital que no longo prazo viabilizou
a Revolução Industrial. Foi assim, por exemplo, que uma quantia considerável de
ouro de origem brasileira entrou nos cofres ingleses por intermédio de Portugal
para poder cobrir os rombos advindos do Tratado de Methuen (também conhecido
como Tratado de panos e vinhos), firmado entre ingleses e portugueses em 1703.
Isso para não falar do fato de que a Inglaterra, junto com a Holanda, não só era
uma das campeãs do tráfico de escravos e que mais lucraram com o mesmo, como
também promovia atividades de corsários (piratas a serviço do soberano de
alguma nação) contra a Espanha e outras nações rivais.
E o que é pior: parece que para ele revoluções políticas e
saltos tecnológicos não têm relações entre si. Sendo que o que a história
mostra é o contrário, que eles na verdade andam lado a lado. E o caso da
Inglaterra nos séculos XVII e XVIII não foi o único: os Estados Unidos tiveram
seu salto tecnológico e industrial na segunda metade do século XIX após a
vitória das forças da União sobre a Confederação na Guerra de Secessão durante
o governo de Abraham Lincoln; a França teve seu salto industrial e tecnológico
logo após a Revolução Francesa e as Guerras Napoleônicas, que sepultaram a
estrutura feudal herdada do absolutismo francês; o Japão teve seu salto
tecnológico e industrial também no século XIX, após a Revolução Meidži de 1867,
que depois de longos anos de guerra civil (o famoso Bakumatsu), não só sepultou o sistema feudal até então vigente na
Terra do Sol Nascente, como também eliminou os samurais enquanto classe e
aboliu a política de isolamento (Sakoku)
vigente no Japão no período Edo (1603 – 1867); na Alemanha, esse mesmo processo
se dá no contexto das guerras de unificação, concluídas em 1871 após a vitória
germânica na Guerra Franco-Prussiana e o estabelecimento do Segundo Reich (1871
– 1918), com o último dando continuidade ao processo; na Rússia, depois da
Revolução de 1917 que destruiu o poder tzarista e toda a estrutura do mesmo e
que em menos de meio século tirou a Rússia do arado e levou à era da energia
atômica; no Brasil, depois da Revolução de 1930, que sob a liderança de Getúlio
Vargas sepultou a Primeira República (1889 – 1930); a China dá o salto
industrial e tecnológico dela depois da Revolução de 1949, que colocou fim à
situação de instabilidade interna, guerras civis e intervenções estrangeiras
que o país vivia desde o século XIX. Entre tantos outros exemplos que posso
ficar citando.
A dicotomia que Thiago Braga tenta criar nas pessoas por
meio de publicações como o vídeo sobre a Revolução Industrial não é só burra,
como também falsa e enganadora. A típica dicotomia entre Estado e mercado que
certos tipos vendem na qual o primeiro é satanizado e mostrado como se fosse
uma espécie de leviatã que destrói tudo por onde passa ao passo que o segundo é
exaltado e exibido como o baluarte das virtudes, sendo que o próprio exemplo do
desenvolvimento econômico e industrial da Inglaterra nos séculos XVI a XVIII por
meio de medidas como os Atos de Navegação mostra o contrário. E em outros
países a situação não foi diferente.
Fontes:
Atlas da
História do Mundo. Folha de São Paulo: São Paulo, 1995.
Cherry-Pick | O que significa esta expressão. Disponível em:
Cherry-Pick
| O que significa esta expressão? (mairovergara.com)
Cuadernillo: la revolución gloriosa (em espanhol).
Disponível em: |
Historia por Fin-Cuadernillos de historia y más
Enciclopédia ilustrada do estudante. Rio de Janeiro: Editora
Globo, 1995. v. 5.
La emancipación de los católicos ingleses (em espanhol).
Disponível em: La
emancipación de los católicos ingleses - Alfa y Omega
La manera inglesa de contar la historia (em espanhol).
Disponível em: La
manera inglesa de contar la historia - José Luis Fiori | Sin Permiso
Revolução Industrial. Disponível em: Revolução
Industrial: resumo, causas, consequências - História do Mundo
(historiadomundo.com.br)
Revolução Inglesa. Disponível em: Revolução
Inglesa: resumo, antecedentes e fases - História do Mundo
(historiadomundo.com.br)
No tocante à Inglaterra, no final do século XVIII e início do XIX, além da separação entre Estado e Igreja, houve também a libertação da aristocracia, permitindo o Estado reduzir de tamanho, tornando-se mais libertário. Mas, como todo Estado mínimo sempre chama um Estado máximo, com o tempo, isso deu origem ao Império Britânico, um dos mais poderosos do mundo. Os EUA não foram diferentes; com um governo minárquico após sua independência, mais tarde, após a II WW, tornou-se um país poderoso e intruso, dotado de armas de destruição em massa e mais de 700 bases militares espalhadas pelo mundo. Logo, é impossível diminuir o tamanho do Estado de forma permanente, pois todo o processo de agigantamento logo recomeça.
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