terça-feira, 15 de agosto de 2017

Nota de Solidariedade à República Bolivariana da Venezuela/Nota de Solidaridad a la República Bolivariana de Venezuela.


Causa-nos muita preocupação o que vem se passando na Venezuela nos últimos anos, principalmente desde que o Comandante Hugo Chávez deixou este mundo e os distúrbios internos que flagelam o país. Obviamente, por trás desses distúrbios, está a mão dos Estados Unidos. País esse que, diga-se de passagem, não está interessado nem um pouco em levar democracia para o país de Simon Bolívar, e sim no petróleo venezuelano. A Venezuela se encontra debaixo de uma das maiores reservas de petróleo do planeta e que enquanto o petróleo do Oriente Médio demora de 35 a 40 dias de viagem de navio para chegar até as refinarias norte-americanas, o petróleo venezuelano apenas leva 4 a 5 dias. E os Estados Unidos são o maior consumidor de petróleo do planeta, a ponto de consumir mais que produzir internamente.
Como sempre, os grandes meios de comunicação muito mentem a respeito da Venezuela e sua situação interna. Não falam, por exemplo, dos partidários do governo que morrem nas mãos do terrorismo de Extrema Direita insuflados por pessoas como Henrique Capriles, Maria Corina Machado e outras figuras da oposição venezuelana, que almejam exumar de seu túmulo a Quarta República Venezuelana e o Pacto de Punto Fijo de sua tumba. Muito menos falam sobre a guerra econômica que a elite econômica venezuelana promove, tal como aconteceu no Chile durante o governo Allende. E isso para não falar do fato de que quando fala na Venezuela, em chavismo e bolivarianismo tratarem da questão como se fosse algo que do nada surgiu, sem mostrar em momento algum o que era o país antes de Hugo Chávez assumir o poder. Sem entender o que era a Venezuela pré-Chávez não dá para entender o que se passa na Venezuela hoje, muito menos o chavismo.
Preocupa-nos muito o fato de que a Venezuela está caminhando para se tornar um estado zumbi tal como aconteceu com o Iraque após a queda de Saddam Hussein e a Líbia após a queda de Muammar al-Gadafi, com os Estados Unidos se aproveitando do ódio sectário político-ideológico dos grupos reacionários de lá contra o chavismo e seus partidários. E assim, com o país sem um governo central, para as grandes potências e grandes petroleiras multinacionais será muito mais fácil saquear o petróleo e outros recursos naturais do país (e que prontamente do país vão sair quando os recursos em questão se acabarem). E o pior de tudo, esse câncer de caos e terror se alastrar para o resto da América Latina, incluindo Brasil.
Fica aqui nossa solidariedade à República Bolivariana da Venezuela.
Chávez vive!
Força Maduro!
Viva a Revolução Bolivariana!

Nos causa mucha preocupación o que se pasa en Venezuela en los últimos años, principalmente desde que el Comandante Hugo Chávez dejó este mundo y los disturbios internos que flagela el país. Obviamente, por detrás de esos disturbios, está la mano de los Estados Unidos. País eso que, dice en pasaje, no está interesado ni un poco en levar democracia para el país de Simón Bolívar, y si en el petróleo venezolano. Venezuela se encuentra debajo de una de las mayores reservas de petróleo del planeta y que mientras el petróleo de Medio Oriente demora de 35 a 40 días de viaje de navío para llegar hasta las refinarías norte-americanas, el petróleo venezolano solo demora 4 a 5 días. Y los Estados Unidos son el mayor consumidor de petróleo del planeta, hasta al punto de consumir más que producir internamente.
Como siempre, los grandes medios de comunicación mucho mienten a respecto de Venezuela e su situación interna. No hablan, por ejemplo, de los partidarios del gobierno que mueren en las manos de los terroristas de Extrema Derecha insuflados por personas como Henrique Capriles, María Corina Machado e otras figuras de la oposición venezolana, que anhelan exhumar la Cuarta República Venezolana y el Pacto de Punto Fijo de su tumba. Mucho menos hablan sobre la guerra económica que la elite económica venezolana promueve, tal como aconteció en Chile durante el gobierno Allende. E eso para no hablar del facto de cuando ellos hablan en Venezuela, en chavismo, en bolivarianismo trataren de la cuestión como se fuera algo que del nada surgió, sin mostrar en momento alguno o que era el país antes de Hugo Chávez asumir el poder. Sin entender o que era la Venezuela pre-Chávez no se puede entender o que se pasa en Venezuela hoy, mucho menos el chavismo.
Nos preocupa mucho el facto de que Venezuela está caminando para tornarse un estado zombi tal como aconteció con el Irak después de la queda de Saddam Hussein y la Libia después de la queda de Muammar al-Gadafi, con los Estados Unidos se aprovechando del odio sectario político-ideológico de los grupos reaccionarios de allá contra el chavismo y sus partidarios. E así, con el país sin un gobierno central, para las grandes potencias y grandes petroleras multinacionales será mucho más fácil saquear el petróleo e otros recursos naturales del país (y que prontamente del país van a salir cuando los recursos en cuestión se acabaren). Y el peor de todo, eso cáncer de caos y terror se alastrar para el resto de Latinoamericana, incluyendo Brasil.
Quédate aquí nuestra solidaridad a la República Bolivariana de Venezuela.
Chávez vive!
Fuerza Maduro!
Viva la Revolución Bolivariana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário