quinta-feira, 31 de março de 2016

Por que libertários jamais farão uma revolução.


Figura 1 - "É uma Conspiração"

Por Akira Kalashnikov
Tradução por Lucas Novaes

Quando os libertários dizem “revolução”, eles parecem estar se referindo a alguma fantasia privada sobre John Galt e redes fechadas de bitcoins e bla bla bla. Eu estou falando aqui sobre a experiência histórica e documentada das revoluções e a prática moderna. Você não deve olhar para além dos resultados das revoluções da Primavera Árabe para ver o quão severas e brutais são as revoluções, e o quão frequentemente são ofuscadas até mesmo pelos Estados mais incompetentes e completamente corruptos.

O libertário quer jogar esse jogo, mas não quer o prêmio: poder. Ele é moralmente oposto a qualquer método de revolução conhecido. Ele não está interessado na história ou na prática moderna. Ele não possui teoria de poder, nem análise do inimigo e nem estratégia. Talvez o libertário não seja um revolucionário? Certamente ele não está preparado para o trabalho.

Não é necessário entender o Marxismo para saber que as revoluções são guerras e que guerra é assassinato em massa organizado. Em que lado do assassinato você pretende estar? O Estado irá atrás de você com uma máquina de matar de um trilhão de dólares que destruiu países inteiros. Quase todos os que você conhece irão lhe entregar depois de cinco minutos sendo torturados pelo cara da Blackwater e uma furadeira. Tudo o que fizeram no Iraque, El Salvador e Vietnam, também farão com uma revolução nos Estados Unidos, com ainda mais brutalidade. Se necessário, Estados inteiros serão demolidos. Todos os vivos capturados serão colocados dentro dos campos de concentração para tortura sistemática, abuso sexual, estupro e execução (lembra da prisão Abu Grahib? Aqueles eram todos guardas de prisão americanos na reserva. Eles não aprenderam este repertório no acampamento. Eles aprenderam no trabalho, no sistema penitenciário americano já existente).

Se irá jogar um jogo tão desesperado, deve-se jogar para vencer. Perder significa uma cova ou uma câmara de tortura. Seus preciosos princípios liberais não possuem lugar nas lutas Darwinianas de uma revolução ou guerra civil, e em qualquer caso serão rapidamente extintas, de uma forma ou de outra. Você quer acordar antes ou depois que te colocarem em um campo? Você decide.

Ou encare o problema ou abandone-o completamente.

Uma revolução é uma iniciação massiva de violência e desilusão contra a classe dominante. Nossa ordem política inteira foi construída e é constantemente mantida pelo uso de níveis espetaculares de violência assassina, e não irá lhe permitir derrubá-la por métodos pacíficos. Como os liberais que são, libertários irão entrar em amargas convulsões de moralização quando confrontados por essa observação tão óbvia e banal.

Uma revolução contra um estado tão fortemente armado e fortalecido como os EUA irá requerer uma organização espetacular a qual teria que ser uma das organizações revolucionárias mais efetivas e sofisticadas da história humana. Toda a direita americana (exceto William Lind e alguns outros) é basicamente retardada na questão organizacional. Além de ser completamente retardada nesse quesito, libertários também querem inserir as práticas mais extremas e imbecis do Liberalismo em sua organização em todos os pontos possíveis. Caso queira, vá em frente e jogue roleta russa com uma espingarda automática.

Somente para sobreviver, uma organização underground moderna deve possuir líderes secretos (e majoritariamente não eleitos) que operam com poder quase total e sob nenhuma fiscalização; deve mentir sobre tudo em todas as ocasiões, como uma lei, e deve implantar uma disciplina interna de obediência e lealdade de ferro. Todas essas características são pecados imperdoáveis para nosso precioso libertário moralista. Ele não iria querer manchar suas limpas mãos brancas com tanta sujeira enquanto espera por John Galt.

Uma revolução verdadeira iria requerer (entre outras coisas) a completa violação dos direitos de propriedade da forma mais extrema, a completa destruição de grandes porções de propriedade e riqueza, e provavelmente iria causar o colapso total do sistema econômico americano. Também iria requerer expropriação sistemática (em pontos de arma), a confiscação de armas, o estabelecimento de lei marcial, a execução (sem julgamento) de traidores e espiões, a supressão de dissidência interna e, também, a propósito, muitas mortes.

O melhor cenário possível significaria um país catastroficamente desestabilizado com uma economia quebrada, pelo menos algumas cidades reduzidas a estilhaços radioativos e baixas em massa na casa dos milhões de pessoas. Talvez, a revolução poderia, de alguma forma, evitar o cometimento de qualquer crime terrível, mas o Estado se encarregaria de executar todo o tipo de crime e atrocidade que é capaz de realizar. Quantos trilhões gastamos para armá-lo? Você sabe do que ele é capaz? O que um B-52 seria capaz de fazer com Detroit?

Em outras palavras, qualquer revolução real significaria a aniquilação literal de todos os valores liberais que libertários dizem defender.

Claramente, o que os libertários realmente querem é uma revolução dispensável feita inteiramente de baboseiras. Você quer uma história de Faz de Conta sobre sua redenção moral e vindicação histórica para que possa aproveitar como um jogo de tabuleiro na sala de lazer. Você quer construir o barranco de Galt nas montanhas de sorvete dos My Little Pôneis Libertários. Como outras coisas similares na mentalidade americana, isso é apenas um produto, o equivalente político dos desenhos infantis de ação.

Enquanto libertários se intitulam como os últimos crentes no liberalismo clássico, libertarianismo é um fenômeno altamente pós-moderno e pós-liberal que não apenas é a evidência da morte do Liberalismo, mas também é um produto direto desse evento. É uma ideologia no sentido clássico da palavra. Um mito e moralidade cristalizados das mentiras e auto ilusões de uma fração marginal da classe de lazer neoliberal, ainda assim, não existe em qualquer lugar, exceto em espaços virtuais. Esse holograma de uma resistência é selado hermeticamente de qualquer poder político real, funcionando principalmente como um espetáculo que distrai a pequena ovelha liberal da dor e humilhação da luva azul sendo violentamente inserida em sua bunda.

Texto original (em inglês):

https://4threvolutionarywar.wordpress.com/2015/04/18/why-libertarians-will-never-make-a-revolution/

Nenhum comentário:

Postar um comentário