quinta-feira, 13 de abril de 2017

Solidariedade ao Vice-Almirante Othon.


Foto – Othon Pinheiro da Costa.
É impressionante a falta de consideração que um país como o Brasil tem tido com um cientista da envergadura de Othon Pinheiro da Costa, o pai do programa nuclear brasileiro e formulador da matriz energética brasileira. O Vice-Almirante Othon, formando em 1966 em Engenharia Naval pela Escola Politécnica de São Paulo com especializado no Instituto de Tecnologia de Massachusetts em 1978, recebeu no mesmo ano a incumbência de iniciar os primeiros estudos para a construção do submarino nuclear brasileiro, e entre 1979 a 1994 liderou o Programa Nuclear Paralelo. Tal projeto, executado de forma sigilosa pela Marinha, resultou no desenvolvimento de uma tecnologia 100% nacional de enriquecimento de urânio por meio do método de ultracentrifugação. Entre 1982 a 1984 Othon foi diretor de pesquisas de reatores do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN). Em 1994 se aposentou como Vice-Almirante e abriu uma empresa de consultoria para projetos na área de energia.
Em 2005, Othon assumiu a presidência da Eletronuclear, e em sua gestão as obras da usina Angra 3, até então paradas há 23 anos, foram retomadas. Eis que em abril de 2015 ele foi afastado de seu cargo depois que apareceram denúncias de pagamento de propina a dirigentes da empresa e por causa disso foi preso em decorrência das investigações da Operação Lava Jato, sendo novamente preso pela Polícia Federal em julho de 2016 e condenado a 43 anos de prisão por decisão de Marcelo Bretas (o mesmo Marcelo Bretas que autorizou a prisão de Eike Batista e que Osvaldo Bertolino descreveu como uma “cópia piorada de Sérgio Moro”. Sob os auspícios de Teori Zavascki passou a cuidar do caso Eletronuclear), juiz da 7ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro. Com tal pena ele, que já tem 78 anos de idade, só sairá da cela com 121 anos de idade. Ou seja, quando já estiver morto.
Em 29 de março de 2017, o deputado Wadih Damous (PT-RJ) fez um discurso na Câmara dos Deputados em defesa do Vice-Almirante Othon, algo que até agora Jair Bolsonaro (o mesmo Bolsonaro que recentemente passou vexame diante de Sérgio Moro) nem ousou fazer. Segundo o deputado petista, a acusação feita ao Vice-Almirante Othon (que domina o ciclo do urânio e seus mecanismos de enriquecimento) de que ele recebeu benefícios da Andrade Gutierrez é infundada, já que a empreiteira não ganhou a licitação para as obras de Angra 3. Damous também conta nessa defesa que o Vice-Almirante Othon estava desenvolvendo um projeto revolucionário de hidroturbogerador, que permite que se gere energia com uma queda d’água de apenas um 1,20 metro de altura, no que beneficiaria milhares e milhares de famílias com energia barata. Assim sendo, o cientista (que já tentou o suicídio em seu presídio ante as humilhações por ele sofridas) merece a comutação da pena e sua prisão atende a interesses estrangeiros, em especial norte-americanos, que não veem com bons olhos a soberania nacional na questão energética, e que o que tem sido feito com ele foi uma espécie de “punitivismo fascista”.
O curioso disso tudo é que enquanto as grandes potências recorrem de sanções econômicas e até mesmo ações militares para combater as iniciativas atômicas de países como a Coréia do Norte, o Irã e o Iraque no tempo de Saddam Hussein (que teve sua usina nuclear destruída por um ataque militar israelense em 1981), aqui no Brasil isso não é preciso. Basta apenas a ação de um Judiciário, um Ministério Público e uma Polícia Federal que aqui agem como se fossem sua quinta-coluna. Ainda mais levando em consideração que o próprio Marcelo Bretas, segundo dados do artigo sobre o magistrado carioca na Wikipédia em português, passou quatro meses estudando o funcionamento da justiça estadunidense antes de assumir o caso em questão, e que os procuradores e investigadores da Lava Jato de modo geral vivem dizendo que a justiça ianque é um exemplo a ser seguido pelo Brasil (sendo que lá nos EUA o juiz Moro seria no mínimo executado na cadeira elétrica ou receberia prisão perpétua caso divulgasse na mídia uma conversa telefônica entre o atual presidente Donald Trump com Barack Obama ou com George W. Bush como ele fez com as conversas entre Lula e Dilma e de Dona Marisa e seu filho).
Segundo Leonardo Stoppa, por trás da prisão do Vice-Almirante Othon o que há é o seguinte: para baratear os custos da produção de energia elétrica, o Brasil começou a construir a usina de Angra 3, e isso colocou em cheque os interesses dos produtores de energia termelétrica das nações capitalistas centrais (em especial os Estados Unidos). Diz também que Washington, que vinha boicotando o programa nuclear brasileiro desde os anos 1960 ante o temor que o Brasil conseguisse uma eventual soberania na produção de energia elétrica, mais uma vez interferiu na soberania nacional e fez com que o povo brasileiro trabalhe para que pague energia elétrica cara por meio dos juízes ligados a Operação Lava Jato.
Se essa gente da Lava Jato e suas filiais espalhadas pelo Brasil condenaram o Vice-Almirante Othon a 43 anos de cadeia, não seria nenhuma surpresa se eles fizessem algo similar com Bautista Vidal, pai do Proálcool e falecido em 2013, caso ainda o físico baiano estivesse vivo. Fica aqui minha solidariedade ao Vice-Almirante Othon diante das injustiças às quais ele está sendo submetido desde que foi preso. Assim como deixo aqui minhas preocupações quanto ao futuro do Brasil. Eu temo que o Brasil, em termos políticos e institucionais, esteja caminhando para se tornar a Colômbia lusófona. Ou seja, que se torne um país regido por um terror de Estado amparado e respaldado por gente reacionária como Moro, Bretas e Dallagnol (que nada mais são que os capatazes da Casa Grande da vez, tal como foram os milicos entre 1964 a 1985) onde uma feroz repressão a todo e qualquer opositor a ordem vigente será punido, perseguido e preso. E em termos econômicos, a Itália da América Latina (que teve sua economia arrasada pela Operação Mãos Limpas, na medida em que a indústria nacional sofreu grande baque ao mesmo tempo que multinacionais, tão ou mais corruptas quanto seus congêneres nacionais, não foram tocadas).

Foto – José Walter Bautista Vidal (1934 – 2012).
Fontes:
Filme vai mostrar a cama em que D. Marisa dormia! Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=2sA7QyQHvyc
Gravíssimo! A “justiça” brasileira recebe ordens de um comando que não pertence ao nosso país! Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=7jV1gcTBG2A
Leonardo Stoppa explica os verdadeiros motivos por trás da prisão do Almirante Othon. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=KKunaxd8tro
Marcelo Bretas. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Marcelo_Bretas
Othon Luiz Pinheiro da Silva. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=60H1Mnjp6nE&t=69s
Saturnino: Almirante Othon é herói e golpistas serão julgados por traição nacional. Disponível em: http://www.ocafezinho.com/2017/04/03/saturnino-almirante-othon-e-heroi-e-golpistas-serao-julgados-por-traicao-nacional/
Sérgio Moro e Marcelo Bretas, comportando-se como crianças, comandam jogo mortal para o Brasil. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=PW4E-5dp_io

Wadih Damous discursa sobre almirante Othon. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=60H1Mnjp6nE

Nenhum comentário:

Postar um comentário