quinta-feira, 4 de março de 2021

Freeza e Rei Vegeta.

 

Foto – Freeza e Rei Vegeta (Dragon Ball Z).

Recentemente, navegando pelo Facebook, me deparo com a imagem abaixo:

Foto – Monte Rushmore (EUA), com as faces de lideranças indígenas vencidas pelos americanos no século XIX acima dos presidentes americanos George Washington, Thomas Jefferson, Theodore Roosevelt e Abraham Lincoln (da esquerda para a direita).

Numa dessas postagens que vi, foi dito que quem deveria ter sido retratado e homenageado no monte Rushmore não são os presidentes americanos, e sim figuras históricas dos povos indígenas norte-americanos tais como Touro Sentado, Gerônimo e outros. E ai eu pergunto aos que fizeram essa imagem e a compartilham por ai: será que povos como os Dakota, os Sioux e outros que foram exterminados pelos americanos no século XIX durante a expansão ao oeste e depois disso confinados em reservas também não tiveram seus dias de conquistadores e não desalojaram, mataram e escravizaram os povos e culturas que viviam naquelas terras antes deles chegarem?

Peguemos, por exemplo, os casos dos Impérios Inca e Asteca, os grandes impérios pré-colombianos que foram eliminados e destruídos pelos espanhóis no século XVI antes destes estabelecerem seu domínio colonial sobre terras americanas. Foi pela força das armas que ambos os impérios expandiram seu território nos séculos XV e XVI, e não distribuindo flores aos povos que eles conquistaram. E nesse processo muito sangue foi derramado, e tanto incas quanto astecas acabaram colecionando inimizades com vários desses povos, como é o caso dos tlaxcaltecas, que se aliaram aos espanhóis durante a expedição de Hernán Cortez.

No Chile, durante as manifestações de 2019, tivemos o caso de ativistas que derrubaram estátuas de conquistadores espanhóis e de generais chilenos do século XIX sob a alegação de que elas são símbolos de uma história falsa. Entre tais casos se incluem a destruição de uma estátua do navegador Cristóvão Colombo datada de 1910 em Arica, estátua do militar espanhol Francisco de Aguirre arrancada e em seu lugar uma estátua de uma mulher diaguita (obviamente representando o povo pré-colombiano em questão – e uma estátua para lá de cafona, diga-se de passagem), a derrubada da estátua de Pedro de Valdívia (fundador de Santiago, morto pelos mapuches no século XVI) por ativistas do povo mapuche em Temuco (e depois disso tendo a cabeça da escultura colada na mão do guerreiro Caupolicán, representativo da resistência à conquista espanhola) e a destruição da escultura do empresário espanhol José Menéndez em Punta Arenas, que foi levada aos pés da estátua do índio Patagón, que homenageia os indígenas que habitavam o local antes da chegada dos conquistadores.

No Brasil, tivemos o caso da estátua de Borba Gato e do monumento às Bandeiras, ambos localizados em São Paulo e que homenageiam aos bandeirantes que desbravaram o interior do Brasil nos séculos XVII e XVIII. Ambos os monumentos já foram alvos de pichações e vandalismos, sob a alegação de que ambos representam o passado escravagista e de massacres aos povos indígenas do Brasil.

Ante esses fatos, será que o que não está sendo proposto em casos assim seria, fazendo uma analogia com Dragon Ball, derrubar uma estátua do Freeza e do Rei Cold e no lugar erguer uma estátua do Rei Vegeta III (o pai do Vegeta e do Tarble, sogro da Bulma e avô paterno do Trunks e da Bra)?

Foto – Rei Vegeta sobre uma cidade tsufururiana devastada (Dragon Ball GT).

É mostrado em Dragon Ball que os saiyanos tiveram seu planeta destruído por Freeza por volta do ano 737, e desse extermínio pouquíssimos deles sobreviveram, entre eles Kakarotto (vulgo Son Goku), o príncipe Vegeta, Nappa, Raditz, Broly e seu pai Paragas. Segundo o que o anime mostra no episódio 78, Freeza primeiro matou o rei do planeta, o Rei Vegeta III, e depois lançou a Supernova sobre o planeta governado pelo pai de Vegeta.


Entretanto, o anime também mostra que os saiyanos, antes de aderirem ao exército do Rei Cold (que depois passou para o comando de Freeza, como o filme Dragon Ball Super –  Broly mostra), viviam no Planeta Plant junto com outro povo, os tsufurianos (o anime conta essa história no episódio em que o senhor Kaioh conta a história dos saiyanos ao Goku). Segundo o calendário do mundo Dragon Ball, os saiyanos do sétimo universo inicialmente viviam no Planeta Sadala e por volta de 550 se estabeleceram no Planeta Plant.

A partir daquele momento os dois povos passaram a coabitar no Planeta Plant, com os tsufurianos vivendo nas cidades altamente tecnológicas e os saiyanos vivendo nas terras periféricas do planeta, muitas vezes em precárias residências. Até que na primeira metade do século VIII do calendário de Dragon Ball, mais precisamente entre 720 a 730, os saiyanos são unificados sob um único estandarte sob a liderança do Rei Vegeta III. E estes, após uma guerra que se arrasta por 10 longos anos, exterminam os tsufurianos e tomam o controle do Planeta Plant e o rebatizam de Planeta Vegeta, em homenagem ao Rei Vegeta III.

Embora tenham sido exterminados, os tsufurianos voltariam para tentar se vingar dos saiyanos por conta dos eventos da guerra de 720 a 730 em duas ocasiões: primeiro no OVA “Plano para destruir os saiyanos” (lançado entre 1993 a 1994), sob a liderança do Doutor Raiči e sua criação Hatchiyack. E depois em Dragon Ball GT, na saga Baby (em minha opinião o melhor dos arcos do GT; vai dos episódios 22 a 40), onde vemos a vingança de Baby (vingança essa que em minha opinião é mais interessante que a vingança levada a cabo pelo Doutor Maki Gero na saga Cell, por se tratar de algo relacionado à história dos saiyanos de antes mesmo deles se juntarem ao Rei Cold).

Foto – Baby e suas transformações.

Baby é uma máquina mutante criada pelo Doutor Myuu que contem a informação genética dos tsufurianos que Goku, Trunks e Pan encontram durante a viagem ao espaço em busca das esferas do dragão negras.

Algo que eu, particularmente, acho bem bacana de se ver na saga de Baby é que ai há uma inversão de papeis em relação à saga do Freeza: enquanto na luta contra o imperador do Universo Goku luta contra o algoz dos saiyanos, na saga de Baby Goku luta contra um ser pertencente ao povo que os mesmos saiyanos destruíram antes de conhecerem o Rei Cold e Freeza. Ser esse que, ironicamente, se apoderou do corpo do filho do rei que conduziu os saiyanos na guerra de extermínio aos tsufurianos. Ou seja, para levar adiante seu intento vingador, Baby utilizou-se do poder dos saiyanos contra eles mesmos.

Durante a saga Baby, em um dos episódios há uma cena na qual o Rei Vegeta, ainda trajando as primitivas roupas que os saiyanos usavam antes de se aliarem ao Rei Cold, aparece sobre uma cidade tsufuriana (bem provavelmente a capital) devastada e flagelada por fogos e explosões. Essa cena é claramente inspirada em um pôster da versão animada de Teito Monogatari, no qual o vilão-protagonista da obra de Hiroši Aramata, Kato Yasunori, aparece sobre uma Tóquio arrasada. Esse pôster também serviu de inspiração para a Capcom criar um pôster de Street Fighter no qual as mãos do vilão-mor da franquia de jogos de luta, M. Bison, aparecem cobrindo o planeta Terra. E o Ryu à frente.

Dentro da cultura pop nipônica, Kato Yasunori serviu de inspiração para a criação de inúmeros personagens, e o mais famoso deles é M. Bison (que foi inspirado em Kato tanto direta quanto indiretamente, por meio do vilão Wašizaki do mangá Riki-Oh). E tal qual Coringa em relação ao personagem que o inspirou, o Gwynplaine do romance de Victor Hugo “O homem que ri”, M. Bison (originalmente Vega) se tornou muito mais famoso e icônico que os personagens que serviram de inspiração para sua criação.

Foto – Kato Yasunori (esquerda) e M. Bison (direita).

Teito Monogatari é uma obra muito pouco conhecida no Ocidente, embora tenha feito muito sucesso no Japão nos anos 1980 e 1990. O sucesso da obra de Hiroši Aramata foi tamanho que recebeu adaptações tanto em live-action quanto em anime (4 OVAs). Conta a respeito do intento vingador do mago das sombras Kato Yasunori contra o Japão por conta do que aconteceu ao povo ainu quando a corte de Yamato chegou ao arquipélago japonês há mais de 2000 anos. Não é de se surpreender que os produtores de Dragon Ball GT tenham se inspirado em elementos narrativos de Teito Monogatari para criar a saga de Baby (a começar pela vingança dos tsufurianos). Da mesma forma que Akira Toriyama se inspirou em filmes de Hollywood para criar as sagas anteriores, como o caso de Exterminador do Futuro, que inspirou a saga de Cell. Aliás, alguns dos poderes de Baby claramente foram inspirados nas habilidades de Kato Yasunori, tais como a habilidade de possuir corpos e mentes alheias.


Foto – Granola, o vingador.

Muito do material de Dragon Ball produzido nos anos 1990 a respeito do passado dos saiyanos e sua relação primeiro com os tsufurianos e depois com Freeza, como também sobre o Rei Vegeta e Bardock, foi criado exclusivamente para a versão animada. E em discussões envolvendo a obra de Akira Toriyama é muito comum parte do fandom desqualificar tais materiais sob a alegação de que eles não fazem parte do cânone oficial de Dragon Ball e que eles não foram feitos pelo Akira Toriyama. Entretanto, na discussão que trago com esse texto, é impossível desenvolvê-la sem falar deles. Além disso, o fato de tais materiais não serem canônicos (ou seja, não estarem no mangá original) não muda o fato de que eles estão lá e são oficiais.

Entretanto, recentemente teve início uma nova saga no mangá de Dragon Ball Super, a saga do sobrevivente espacial, que sucederá à saga Moro (que certamente daqui um tempo será animada em um eventual Dragon Ball Super 2). Essa saga terá como antagonista principal Granola, um cerealiano, nativo do planeta Cereal, que teve seu planeta arrasado e seu povo exterminado pelos saiyanos no tempo em que estes trabalhavam para Freeza. Nesse extermínio, tivemos uma ilustre presença: Bardock, o pai de Goku e Raditz, sogro de Čiči, avô paterno de Gohan e Goten e bisavô por parte do avô paterno de Pan. O mesmo Bardock que no especial “Bardock – o pai de Goku” (lançado originalmente em 1990) é visto arrasando o Planeta Kanassa junto com alguns companheiros de armas. E que foi morto quando Freeza lançou a Supernova no Planeta Vegeta.

Pelo pouco que os capítulos já lançados mostraram, Granola quer se vingar não só dos saiyanos, como também de Freeza (já que os primeiros, na ocasião, lutavam sob o estandarte de Freeza). Aguardemos o desenrolar dos próximos capítulos do mangá de Dragon Ball Super. Ao que tudo indica, Granola irá atuar de um modo diferente do de Baby, que atuou sozinho. Irá se juntar a mais alguns outros vingadores (provavelmente, criminosos que Moro libertou) e assim formando um grupo bem ao estilo Irmandade dos Seis (grupo de antagonistas da saga da vingança de Samurai X). E, também ao que tudo indica, essa saga ainda irá revelar muita coisa não apenas sobre o passado dos saiyanos, como também dos namekianos e de Freeza.

Resumindo a ópera, remodelar as faces dos Presidentes americanos no Monte Rushmore pelas faces de lideranças indígenas como Touro Sentado e outros, assim como substituir a estátua dos bandeirantes e substituí-la por estátuas referentes aos negros e indígenas massacrados e subjugados por estes, será o mesmo que derrubarmos estátuas do Freeza e do Rei Cold e substituirmos por estátuas do Rei Vegeta III (o mesmo Rei Vegeta que, pouco antes de morrer em combate, disse que iria dominar o universo no lugar de Freeza – o episódio 78 de Dragon Ball Z mostra isso) e do Bardock.

E então eu pergunto a aqueles que derrubaram as estátuas de conquistadores e militares espanhóis no Chile e as substituíram por estátuas dos povos nativos locais e eventualmente também querem que no lugar do monumento aos bandeirantes sejam erguidos monumentos aos indígenas e negros: como que, por exemplo, um descendente dos povos que foram subjugados e massacrados pelos diaguitas e mapuches antes dos espanhóis chegarem à América iria reagir a tais estátuas? Obviamente, da mesma forma que um sobrevivente dos tsufurianos reagiria caso se deparasse com uma estátua gigante do Rei Vegeta III no antigo Planeta Plant. Ou se o Granola ou um sobrevivente do massacre do planeta Kanassa deparasse com uma estátua dedicada ao Bardock. Ou seja, não ia gostar nem um pouco da brincadeira de ver o algoz deles homenageado.

O presente texto é, antes de tudo, uma crítica à hipocrisia daqueles que acham que só os brancos europeus são imperialistas e têm passado de conquistadores e subjugadores de outros povos. Em especial a essas militâncias politicamente corretas e movimentos do tipo Black Lives Matter, que fazem um julgamento da história com base nos valores politicamente corretos atuais e assim fazendo tábula rasa da mesma. E a maneira como eles vêm lidando com monumentos ao redor do mundo é sintomática disso.

Tais pensamentos da parte dessas militâncias politicamente corretas não apenas não correspondem à realidade, como também é uma grande hipocrisia pequeno-burguesa, típico discurso politicamente correto de pessoas que não sabem nada de história. Pessoas que, pelo que pelo que vejo, nunca ouviram falar sobre impérios antigos não-europeus como Império Persa Aquemênida, Império Huno, Império Árabe-Islâmico, China da Dinastia Tang, Império Mongol, Império Timúrida, Império Inca, Império Asteca, Império Turco-Otomano e outros tantos. E o caso da imagem que encontrei no Facebook recentemente é bem emblemático disso.

Foto – A hipocrisia politicamente correta de certos indivíduos que acham que ao longo da história só os europeus é que tiveram um passado de conquistadores.

Fontes:

Chile: destrucción de monumentos como protesta contra la historia oficial (em espanhol). Disponível em: https://www.dw.com/es/chile-destrucci%C3%B3n-de-monumentos-como-protesta-contra-la-historia-oficial/a-51202577

Dragon Ball Super: revelados os poderes de Granola. Disponível em: https://www.einerd.com.br/dragon-ball-super-granola-poderes/

Dragon Ball timeline (em inglês). Disponível em: https://dragonball.fandom.com/wiki/Dragon_Ball_Timeline

15 secrets only true fans know about the Cell saga (em inglês). Disponível em: https://www.cbr.com/dragon-ball-cell-saga-secrets/

Monumento às bandeiras. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Monumento_%C3%A0s_Bandeiras

Perfil – Quem é M. Bison? Disponível em: http://doutornerds.blogspot.com/2015/12/perfil-quem-e-m-bison.html

3 comentários:

  1. Todos têm um passado sangrento de barbáries e assassinatos, essa é a pura verdade. Tanto os conquistadores estrangeiros quanto os nativos que aqui viviam antes disso. Desde que o mundo é mundo, sempre foi assim. O ser humano, do alto de sua sede por poder, não para de perseguir e matar, e isso independe de raça, nacionalidade, cultura, credo, etc...

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  2. Eba, publicação nova.

    Ainda vou relê-lo com mais calma, mas lendo rapidamente, foi mais uma grande análise, parabéns xará.

    Eu não fui muito de falar sobre os povos originários, mas sempre citei o caso de como os mestiços são tratados no continente africano, além dos caucasianos receberem certos apelidos em países como na Nigéria.

    E como o colego Marcelo Barreto falou, não somento o ser humano como qualquer vida sobrevive lutando nessas guerras, seja entre os de mesma raça ou não. Vitimizar um caso apenas é uma desinteligência da nossa espécie e movimentos como o "BLM" deveriam ser considerados conspiratórios contra o direito de identidade pessoal.

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    1. Correções gramaticais(prezemos pela integridade, respeito e bom uso da nossa linguagem):

      - [...] como o colega Marcelo [...] (erro de digitação)
      - [...] não somente o ser humano [...] (mesmo erro)
      - [...] direito à identidade pessoal [...] (uso da preposição incorreta)

      Peço perdão.

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